João Pessoa
Feed de Notícias

Governador consegue apoio para projetos do setor energético na PB

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 - 21:16 - Fotos: 
Uma audiência bastante produtiva. Essa foi a avaliação do governador José Maranhão ao sair do encontro com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, no final da tarde desta quarta-feira (13), em Brasília (DF). Ele recebeu do ministro a garantia de apoio a três projetos que serão desenvolvidos pelo Governo do Estado no setor energético: elaboração do projeto da usina de biodiesel, instalação de uma usina termosolar e confecção do Atlas Eólico da Paraíba.

Durante a audiência, o ministro Edson Lobão informou ao governador José Maranhão que o projeto da usina biodiesel será elaborado pelo Ministério das Minas e Energia por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento da economia paraibana.

Lobão também se mostrou receptivo à instalação de um projeto piloto de uma usina termosolar na região do Cariri paraibano, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que possui ampla experiência com energia solar. Maranhão destacou a importância dessa usina por se tratar de uma tecnologia nova, que produz energia a partir dos raios solares e sem interrupção no período da noite, já que acumuladores retêm energia durante o dia.

O outro projeto apresentado pelo governador José Maranhão e que obteve apoio do ministro Edson Lobão foi o que prevê a elaboração do Atlas Eólico da Paraíba, que está sendo confeccionado em parceria com a Eletrobrás. Na audiência, o governador esteve acompanhado do deputado federal Wilson Santiago. O chefe do Executivo estadual retorna à Paraíba nesta quinta-feira (14).

Cleane Costa, com informações de Sérgio Botelho (direto de Brasília), da Secom-PB