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Governador atesta a qualidade de assistência oferecida a servidores

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 17:20 - Fotos: 
“Os órgãos da administração pública têm obrigação de superar a qualidade dos serviços oferecidos pela iniciativa privada”. Foi o que defendeu na manhã desta sexta-feira (13), o governador José Maranhão, durante visita à Paraíba Previdência (PBPrev) e ao Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), órgãos que nos últimos sete meses melhoraram seu atendimento. “Por ser pago com o dinheiro do povo, o serviço público tem a obrigação de ser bom”, disse.

Disse que ao assumir o Governo do Estado em fevereiro deste ano, notou um descontentamento por parte de servidores estaduais com relação ao serviço que executavam. Foi então que decidiu empreender ações voltadas para conquistar a eficiência e melhorar o atendimento de quem procurar os serviços públicos. Mesmo com o período de sua administração encurtado por mais de dois anos, revelou que um dos compromissos “é conversar menos e trabalhar mais”.

Prioridades - Para que a população da Paraíba desfrute de bons serviços, o governador declarou que vem fazendo investimentos em todos os setores, mas falou em duas prioridades na sua administração, que são as áreas da saúde e o abastecimento de água. “A prestação de serviços na área da saúde tem que ser a melhor possível”, afirmou. Lembrou que está recuperando hospitais com essa finalidade.

Outro setor que tem dado atenção especial, segundo ele, é o de abastecimento de água, procurando viabilizar novos investimentos para a construção de adutoras que atendam a população em períodos de longas estiagens.

Ao chegar à sede dos dois órgãos, o governador foi recepcionado por seus diretores, percorreu todas as dependências, conversou com funcionários e servidores que estavam sendo atendidos, constatando “o perfeito funcionamento dos ambulatórios e consultórios médicos em suas diferentes especialidades”. Também inaugurou uma galeria de fotografia de ex-presidentes.

Eficiência e qualidade – O superintendente da PBPrev, João Bosco Teixeira, fez uma explanação acerca do funcionamento do órgão, mostrando números que comprovam a situação em que se encontrava a sete meses e como está agora, apresentando resultados satisfatórios e uma prestação de serviços mais eficiente e de melhor qualidade.

A começar pela redução da folha de pessoal, passando pelo reajuste das pensões, a PBPrev apresenta números onde comprova a melhoria substancial da sua eficiência nos serviços. A recuperação de verbas junto ao Ministério da Previdência fez com que o órgão tenha mais recursos em sua reserva.

Dados estatísticos mostram que a eficiência nos serviços do órgão passou de 6% para 24% nesses sete meses, período em que foram analisados mais de 10 mil processos. Também constatou um crescimento no cancelamento de irregularidades de 0,7%, bem maior do que aconteceu no mesmo período anterior. “Ampliamos o atendimento e acabamos as filas de espera”, garantiu Bosco.

Em nome dos ex-presidentes, que tiveram suas fotos restauradas, falou Cleanto Gomes, que já presidiu o antigo IPEP. Ele lembrou que a Paraíba foi o Estado pioneiro em criar um instituto de previdência para atender aos seus servidores, no ano de 1913, conhecido como Montepio. Como ele, alguns foram servidores da casa. Destacou, ainda, os avanços que se processaram nos últimos meses. Dois ex-governadores, Wilson Braga e Roberto Paulino, estiveram presentes à solenidade.

Nova estrutura – O presidente do IASS, Gualberto Chianca, lembrou que a partir de agora os servidores estaduais, dependentes e pensionistas contam com nova estrutura de atendimento. “O servidor carente não tem condição de pagar plano de saúde, mas hoje encontra vários atendimentos médicos no IASS. Houve ampliação da assistência, implantação do serviço de abordagem prévia, criação de força tarefa para análise de processos, aquisição de novos equipamentos e qualificação de pessoal”, relacionou.

José Nunes, com fotos de Antonio David, da Secom-PB