Fale Conosco

31 de julho de 2009

Governador assina ordem de serviço para melhorar o saneamento e cede Parque de Exposições à Prefeitu



O governador José Maranhão esteve na manhã desta sexta-feira (31) na cidade de Cajazeiras, onde entregou a sede do Projeto Cooperar, importante empreendimento para a região do Alto Sertão da Paraíba que vai beneficiar produtores rurais e cerca de 80 associações comunitárias.

Ele ainda inspecionou as obras do aeroporto daquela cidade, assinou ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário e, por último, autorizou a cessão de uso gratuito por parte da Prefeitura Municipal de Cajazeiras do Parque de Exposição de Animais, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Maranhão chegou a Cajazeiras por volta das 11h e seu primeiro compromisso foi inspecionar as obras do aeroporto, que está sendo construído a 5 quilômetros do centro de Cajazeiras, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-230, saída para o Estado do Ceará.

No canteiro de obras, o governador percorreu o local, ouviu explicações do engenheiro Roberto Bayma, diretor da regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Cajazeiras. Na oportunidade, ele estava acompanhado do prefeito Léo Abreu, deputados Wilson Santiago (federal), Jeová Campos (estadual), vários prefeitos, lideranças políticas, empresários e representantes do comércio local.

O governador disse que determinou o início das obras mesmo antes do processo licitatório, para atender com rapidez uma das principais reivindicações da região.

O empreendimento vai custar ao tesouro do Estado cerca de R$ 5 milhões. O aeroporto terá uma pista de 1.500 metros, hangar, terminal de passageiros e sinalização para pouso e decolagem no período noturno. “Essa obra vai alavancar a economia da região”, disse o governador.

Cooperar – Em seguida, o governador se dirigiu ao prédio onde funciona o Núcleo Regional da Sedap, onde entregou a sede do Projeto Cooperar. Além de Cajazeiras, o órgão vai atender aos produtores rurais de Bernardino Batista, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Marizópolis, Poço Dantas, Poço José de Moura, Santa Helena, Santarém, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

A fita simbólica dando por inaugurada a sede do Cooperar foi cortada pelo governador, mais o prefeito Léo Abreu e contou com as presenças do gestor do Projeto, Plácido Pires, e diversos prefeitos da região.

Saneamento – Em Cajazeiras, o governador assinou a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário, interceptor, rede coletora, ligações domiciliares e ainda intra-domiciliares, beneficiando vários bairros da cidade. Essa antiga reivindicação terá um custo de quase R$ 4,9 milhões.

O prefeito Léo Abreu disse que Cajazeiras tem muito que agradecer ao governador José Maranhão, que mais uma vez volta ao município para anunciar investimentos, entregar benefícios e inspecionar uma das mais importantes obras, que é o aeroporto.

Léo falou da decisão do governador em ceder para o município o local onde funciona a Exposição de Animais. Ele revelou que a Prefeitura pretende transformar o local em espaço de orientação ao homem do campo.

Investimentos – Já o governador falou dos investimentos naquele município e disse que até o final do ano voltará ao local para inaugurar, pelo menos, a pista de pouso e decolagem do aeroporto. Ele garantiu ainda que o Governo do Estado vai continuar investindo em obras estruturantes, tanto em Cajazeiras, como nos demais municípios da região, principalmente na construção e recuperação de rodovias.

Os empresários José Cavalcante e Francisco Mendes Campos, da cidade de Cajazeiras, disseram que se sentiam prestigiados, pois dois dias após assumir o Governo do Estado, José Maranhão recebeu documento reivindicatório para a construção de um novo aeroporto. “Agora, cinco meses depois já vemos a obra a pleno vapor”, acrescentaram.

Cardoso Filho, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB