João Pessoa
Feed de Notícias

Governador apresenta projeto de Veículo Leve sobre Trilhos para PAC Mobilidade Urbana

terça-feira, 22 de março de 2011 - 13:56 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho apresentou os projetos da Paraíba para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, na manhã desta terça-feira (22), durante reunião com a diretora do programa, Luiza Gomide, em Brasília. O Estado quer implantar o Sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) entre os municípios de Santa Rita e Cabedelo e o Sistema BRTs (Bus Rapid Transit – que são veículos articulados que trafegam em vias específicas) na Capital, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, financiados pelo PAC da Mobilidade Urbana.

Os recursos para a viabilização da melhoria do trânsito na região metropolitana de João Pessoa estão orçados na ordem de R$ 280 milhões. “Além de modernizarem e integrarem o Sistema de Transportes de massa no Estado, os projetos irão propiciar maior acessibilidade e mobilidade urbana para a população”, explicou o governador.

Para o chefe do Executivo estadual, as propostas apresentadas foram muito bem recepcionadas por Luiza Gomide, uma vez que a opção por VLTs em substituição ao transporte ferroviário urbano já é uma decisão do Governo Federal desde a gestão do Presidente Lula. Na próxima semana, o governador volta à Brasília para expor os projetos no Ministério das Cidades.

“Estamos abrindo as portas e dando o primeiro grande passo para a solução dos graves problemas de trânsito e de mobilidade urbana na região metropolitana de João Pessoa. E, mais que isso, acho que conseguimos sensibilizar o Ministério das Cidades no sentido de uma intervenção na zona sudoeste da cidade, com a construção de um amplo viaduto interligando toda aquela demanda dos bairros do Geisel, Colinas do Sul, Funcionários e adjacências à zona sul da cidade, através da viabilização do corredor 2 de Fevereiro que será incluindo no projeto a ser elaborado”, ressaltou Ricardo Coutinho.

O secretário executivo de Obras do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, acompanhou o governador durante a reunião e lembrou que estas ações estão sendo estudadas e elaboradas conjuntamente pelos Governos do Estado e do município de João Pessoa em regime de urgência, haja vista que no próximo dia 4 de abril expira o prazo para inscrição dos Termos de Referência do PAC da Mobilidade.

“Pessoalmente estou muito otimista, a Secretaria Nacional da Mobilidade, acolheu muito bem a sugestão apresentada pelo governador, já que propostas de caráter metropolitano, são prioridades do Governo Federal”, disse o secretário.