João Pessoa
Feed de Notícias

Governador anuncia novo presidente da Companhia Docas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 09:40 - Fotos: 
O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (17), o nome do jornalista e consultor em comércio exterior Wilbur Holmes Jácome como novo presidente da Companhia Docas, que administra o Porto de Cabedelo.  Um ofício assinado pelo governador com a indicação de Wilbur Jácome foi encaminhado para a escolha do conselho da Companhia Docas.

Wilbur Jácome é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFPB, com mestrado em marketing e especialização em vendas. O novo presidente destacou como desafio inicial da Cia. o entendimento dos custos fixos e variáveis da operação portuária, pois só se administra o que se mensura. “O foco é identificar esse ponto de equilíbrio e buscar atingir as metas que incrementem os lucros do Porto de Cabedelo. Temos potencial e vamos conquistar, prospectando novos negócios, usuários e integração com o mercado de comércio exterior”, destacou.

De acordo com Wilbur, a conclusão das obras de dragagem do calado do Porto de Cabedelo é outra prioridade por facilitar a prospecção de novos negócios para o porto. Ele informou que uma draga está em funcionamento na área de manobra dos navios e a previsão é que as obras sejam concluídas no final do primeiro trimestre.  “Com isso, o canal de acesso dos navios irá ter aproximadamente 11m (na quota de maré zero). Atualmente, tem apenas 9,14 metros, o que impede a chegada de navios de grande porte”, completou.

Porto de Cabedelo – Atualmente o Porto de Cabedelo dispõe de 43,98 hectares de porto organizado, sendo 26,58 hectares de Zona Primária, possuindo aproximadamente 20.790 metros quadrados de área construída. Afastado 4,5 quilômetros das instalações principais, dispõe de um retro porto denominado Jacaré, com área total aproximada de 29,60 hectares.