João Pessoa
Feed de Notícias

Governador anuncia lançamento do Projeto Água Doce em Amparo

terça-feira, 20 de outubro de 2009 - 12:04 - Fotos: 

O Governo do Estado lança, nesta quinta-feira (22), às 10h, na cidade de Amparo, a Unidade Demonstrativa do Projeto Água Doce, que consiste em aproveitar 50% da água salgada ou salobra, transformando em água doce. Os outros 50% da água, que é duas vezes mais salgada, seria aproveitado na criação de camarão e peixe de água salgada, além da irrigação de uma planta forrageira de origem australiana (atriplex). Foi o que informou o governador José Maranhão em seu programa semanal de rádio Palavra do Governador, nesta terça-feira.

Com o objetivo de garantir acesso à água de qualidade para 29 famílias na comunidade do Agrupamento Fundiário da Fazenda Mata, que reúne aproximadamente 145 moradores, além de mais de 400 que habitam de comunidades difusas, a Unidade Demonstrativa foi desenvolvida pela Embrapa Semi-árido, de forma a diminuir os impactos ambientais decorrentes do despejo de concentrados provenientes do processo de dessalinização da água, ou seja, de purificação da água salgada.

O Sistema Integrado das UDs promove o aproveitamento dos rejeitos/concentrado do processo de dessalinização. Eles são armazenados em tanques e utilizandos, por exemplo, na criação de peixes e como fonte de irrigação de plantas (Atriplex – Erva Sal) para alimentação de caprinos e ovinos, ampliando a segurança alimentar de muitas famílias do semi-árido e garantindo a sua sustentabilidade econômica, além da irrigação de plantas(Atriplex – Erva Sal).

A Comunidade

A comunidade de Fazenda Mata, que vai receber a Unidade Demonstrativa do PD, localiza-se no município de Amparo, a 160 km de Campina Grande – Paraíba. Lá existe uma associação comunitária dos Produtores Rurais do Sitio Caiçara Fazenda Mata, que foi criada em 2004, cujas principais atividades econômicas são a agricultura e a criação de animais.

Através do processo de implantação da UD, foi possível também fazer reparos nas caixas d´água, construir casas entre outros, além da aquisição de dois exemplares de novilhas por família. Na oportunidade, o Agrupamento foi beneficiado ainda com a instalação na energia elétrica através do Programa Luz Para Todos.

O Programa Água Doce (PAD) integra as iniciativas do Governo Federal de garantir acesso à água de qualidade para todos, sendo desenvolvido pela Coordenação Nacional do MMA, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, com foco na população de baixa renda do semi-árido brasileiro. Para isto, promove a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização da água salobra/salina, minimizando os impactos ambientais, captando a água subterrânea salobra, extraindo dela os sais solúveis e tornando-a adequada para o consumo humano.

Na Paraíba, a gestão técnica do PAD é realizada pelo Governo o Estado, através da AESA, tendo como coordenador o engenheiro Isnaldo Cândido da Costa, que conta ainda com a parceria financeira da Fundação Banco do Brasil e apoio da Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior (Atecel), Laboratório de Sociologia Aplicada (Lasap), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sudema, Emater, Empasa, Prefeitura e Associação.

Eliane França, da Assessoria de Imprensa da AESA, com informações de Josélio Carneiro, da Secom