Fale Conosco

19 de agosto de 2011

Governador anuncia instalação de UPAs em Cajazeiras e Princesa Isabel, neste sábado



O governador Ricardo Coutinho vai anunciar, nesta sábado (20), em Cajazeiras, o início das obras da Unidade Pronto Atendimento (UPA) no município. Também deverá ser anunciada a construção de uma UPA em Princesa Isabel. De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walber Frazão, os investimentos previstos para cada unidade são de aproximadamente R$ 2 milhões, na parte física e em equipamentos. A obra tardará cerca de um ano para ser concluída.

Frazão disse que tem uma UPA funcionando em Santa Rita e uma para ser inaugurada em Guarabira. Essas unidades são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. As UPAs são implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.  A UPA potencializa o atendimento de urgência dos pacientes. O principal foco da unidade é atender os casos de urgência em que a distância ou a demora tendem a causar um maior prejuízo ao estado clínico do paciente. Com isso, pode-se diminuir o excesso de pacientes nos hospitais e fornecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes.