João Pessoa
Feed de Notícias

Governador anuncia água potável para a comunidade Caiana dos Crioulos

terça-feira, 1 de dezembro de 2009 - 11:13 - Fotos: 

Em atenção à solicitação do ouvinte Deusemar Chaves, no programa de rádio Palavra do Governador, desta terça-feira (1), o Governo do Estado vai levar água tratada para a comunidade remanescente de quilombo Caiana dos Crioulos, na área rural da cidade de Alagoa Grande, distante 107,5 quilômetros de João Pessoa.

O governador José Maranhão afirmou que já orientou que a  Companhia de Água e Esgotos da Paraíba ( Cagepa) visite a comunidade, elabore um projeto e implante imediatamente um sistema de abastecimento de água potável.

“Eu estou conversando com o presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira, e com o diretor de Expansão, Alberto Gomes, para que eles mandem fazer imediatamente o projeto, a fim de que, através de uma adutora, a gente possa levar água tratada para essa comunidade”, garantiu o governador.  José Maranhão visitou Caiana dos Crioulos há alguns anos. Ele revelou que admira a força da comunidade na preservação de sua identidade cultural. A comunidade negra fica numa serra de Alagoa Grande.

Nas horas vagas, as famílias se divertem com o côco-de-roda e a ciranda, manifestações com dança e canto. As cirandeiras e coquistas de Caiana de Crioulos já gravaram alguns CDs e, através da arte, mostram suas tradições. Em suas apresentações fora de Alagoa Grande, o grupo ajuda a divulgar a terra do rei do ritmo, Jackson do Pandeiro.

A comunidade Caiana dos Crioulos é uma das treze remanescentes de quilombos existentes no Brasil que é reconhecido pela Fundação Palmares. Fica localizada a 12 quilômetros de Alagoa Grande, numa área de difícil acesso. Sua população é de cerca de 800 habitantes, que constituem 200 famílias que utilizam água de poços, cacimbas, açudes e rio.

Josélio Carneiro, da Secom-PB