João Pessoa
Feed de Notícias

Governador anuncia abertura de mais de 6 mil vagas em cursos técnicos

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 - 14:38 - Fotos: 

Governador durante o programa na Tabajara. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho anunciou que o Estado está oferecendo, a partir desta terça-feira (1), 6.162 vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sancionado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (31), durante programa Fala Governador, transmitido pela Rádio Tabajara, onde ele também divulgou que as inscrições para concurso para preenchimento de 1.040 vagas na educação serão abertas na próxima segunda-feira (7).

O Pronatec oferece 17 cursos (agricultura familiar, padeiro, jardineiro,vendedor, costureiro, pescador artesanal, aquicultor,  desenhista de topografia, operador de supermercados, marceneiro, operador de computador, torneiro, garçom ,manicure e pedicure, torneiro mecânico e soldador. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de novembro, e os  cursos  serão aplicados entre os dias 21 de  novembro a 10 de fevereiro.

As vagas são destinadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Ricardo informou que os beneficiários do programa Bolsa Família que concluírem os cursos vão receber uma bolsa correspondente ao 13º salário. “Queremos dar as condições para que as pessoas se capacitem e possam ganhar mais e manter suas famílias exercendo uma profissão e ultrapassando a necessidade do auxílio mensal”, explicou o governador.

Para se matricular, os documentos necessários são: declaração da escola onde está matriculado, cópia do boletim escolar, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família para quem é beneficiário do programa.  As informações podem ser obtidas pelo 3218-4039.

Concurso para educação- O concurso público de professor da rede estadual de ensino estará aberto a partir do dia 7 de novembro.  Serão preenchidas 1.040 vagas para o cargo de professor da Educação Básica 3; sendo 303 para Matemática, 282 para Língua Portuguesa (282), 96 para Língua Inglesa, 27 para Artes, 52 para História (52), 52 para Geografia, 57 para Biologia, 43 para Química, 59 para Física e 69 para Educação Física.

O governador destacou que as vagas significam um avanço dentro de sua capacidade e a carência ainda existente na Educação. Segundo ele, a meta do governo é que daqui a alguns anos todo o aluno do Ensino Médio tenha professores efetivos e de carreira. “Esse é um primeiro concurso. O Estado chama para si a responsabilidade em uma área tão importante como a Educação com programas que visam criar um atendimento adequado para melhorar a qualidade da educação pública”, ressaltou.

Homenagens- No encerramento da entrevista o governador Ricardo Coutinho dedicou o programa ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e desejou sorte na recuperação do tratamento contra um tumor na laringe. Destacou também de W Solha pela passagem dos 70 anos de idade do escritor e artista plástico paraibano.