João Pessoa
Feed de Notícias

Governador aceita solicitação do IPHAEP para asfaltar de Aparecida ao Sítio Acauã

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 - 12:46 - Fotos: 

Esta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) encaminhou um pedido ao governador José Maranhão, solicitando o asfaltamento e recapiamento da área que liga a cidade de Aparecida ao Sítio Acauã.
 
“Ele é um bem de valor inestimável, tombado pelo IPHAN e de propriedade do governo estadual”, explica o diretor do IPHAEP, Damião Ramos Cavalcanti. “Infelizmente, ao longo dos tempos, tem se encontrado praticamente abandonado, sendo pouco visitado pela população devido, principalmente, à precariedade das estradas, que são de barro, e do rio que alaga, na época das chuvas, e impede o acesso à casa principal”.

Segundo Damião, o governador José Maranhão já sinalizou que vai atender à solicitação, faltando, tão somente, anunciar a licitação e começar as obras, o que deverá acontecer no início de 2010. “Aprovo o pedido do IPHAEP em atenção ao valor patrimonial de Acauã, que é inquestionável, mas também por entender o que ele representa, em particular, para o povo de Aparecida”, revela Maranhão. “Aquele Sítio Histórico é de fundamental importância para o aprimoramento da cultura e dos valores da juventude de Aparecida”.

O Sítio – O complexo Histórico de Acauã é constituído pela casa sede, capela, sobrado, casarão anexo e armazém. Foi tombado, em 27 de janeiro de 1967, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 09 de junho de 1988, os bens imóveis – incluindo uma área de 8.074.050 metros quadrados – foram desapropriados e comprados pelo Governo do Estado da Paraíba.

Em 2000, foi iniciada a restauração, mas ainda faltam alguns detalhes para a conclusão da obra, a exemplo do acabamento de trechos da alvenaria de taipa da casa sede e a conclusão dos reparos no arco cruzeiro, além do forro e moldura das tribunas do cruzeiro. O Museu do Couro, previsto para ser instalado na casa principal, também não foi efetivado.

Com 300 anos de história, o Sítio Acauã é a mais antiga fazenda de gado e algodão do Sertão da Paraíba. Está localizado a 409 quilômetros da capital, no município de Aparecida, e já foi cenário de vários filmes. Entre eles, “O Sonho de Inacim”, dirigido por Eliézer Rolim Filho, que conta a história do encontro entre o presente e o passado; a profunda ligação que nasce entre um menino e o padre Rolim.
O escritor e teatrólogo Ariano Suassuna morou no casarão, durante parte de sua infância, e se inspirou em Acauã para escrever suas obras.

Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do Iphaep