João Pessoa
Feed de Notícias

Governador abre o ano letivo da rede estadual e anuncia profissionalização no ensino médio

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 12:38 - Fotos: 
O governador Ricardo Coutinho disse que a ampliação na oferta do ensino público e a qualificação profissional dos alunos da rede estadual são as principais metas do Governo do Estado para a área da Educação. “Não há outro caminho para o desenvolvimento, senão passando pela educação de qualidade”, disse o governador, durante a abertura oficial do ano letivo das 1.036 escolas da rede pública estadual, na manhã segunda-feira (14).

A solenidade ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. José Medeiros Vieira, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

O governador anunciou que além do Ensino Fundamental, os alunos da Escola José Medeiros vão contar também, a partir deste ano, com o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ricardo Coutinho disse que a política do Governo visa agilizar os projetos na área da Educação para propiciar perspectiva de futuro aos jovens. Por isso, a rede estadual está garantindo vagas para acolher a todos que queiram estudar.

Ricardo Coutinho reconhece que essa não é uma tarefa fácil, mas prossegue. “É necessário um choque de motivação, investimento e qualificação para que todos tenham o direito a uma profissão, e cabe ao Estado oferecer aos jovens as condições de vencerem mais esse desafio”, afirmou.

Ele fez um apelo aos professores para assumirem essa responsabilidade junto com o Estado, e chamou os alunos a começar e concluir o ano letivo, evitando a evasão escolar.

Ricardo Coutinho fez uma visita às dependências da escola, ouviu os dirigentes da unidade, deu autógrafos a alunos e assistiu a apresentação de um grupo de capoeira, formado por alunos da instituição. Ele estava acompanhado da secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, gerentes executivos e técnicos da Secretaria da Educação, e professores da escola.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. José Medeiros Vieira, antigo Estadual de Jaguaribe, foi fundada em 1963, e funciona com 182 alunos matriculados este ano. A escola está inserida no Programa Mais Educação, do Governo Federal, que prevê, para este ano, a implantação do Programa Educação em Tempo Integral, disponibilizando oficinas de capoeira, judô, história em quadrinhos, matemática, formação de bandas do tipo fanfarra, teatro e reforço em Inglês.