João Pessoa
Feed de Notícias

Governador abre encontro estadual e anuncia ações para Educação

terça-feira, 9 de agosto de 2011 - 19:02 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (9), da abertura do I Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O evento está sendo realizado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego e continua nesta quarta-feira (10). Também participaram da abertura o secretário estadual da Educação, Afonso Scocuglia, a secretária executiva Márcia Lucena e o coordenador nacional do Programa Formação pela Escola, Adalberto Paz, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho anunciou duas importantes ações do governo, que acontecerão na próxima semana: na segunda-feira (15), será a divulgação do resultado do edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social; na sexta (19), a apresentação pública do Plano Estadual de Educação. “Espero que, com essas medidas, a população paraibana compreenda a nossa estratégia de fazer com que o Estado, em parceria com os municípios, se desenvolva num campo tão importante como é o da educação”, disse.

O governador também destacou a importância dos municípios na construção das ações do governo. De acordo com ele, não haverá avanço na educação sem os municípios, portanto, a estratégia é potencializar esses parceiros para que o Estado avance como um todo, tendo como objetivo principal a população. “Se os municípios possuem instrumentos capazes de avançar nesse processo, temos de lhes dar condições para isso. E é o que estamos fazendo aqui, qualificando quadros, aproximando a esfera federal das esferas municipais e capacitando as nossas equipes para que possamos atrair cada vez mais investimentos em educação”, destacou o governador.

A abertura contou também com a participação dos secretários de educação de todos os municípios da Paraíba, gerentes e sub-gerentes da SEE, gerentes das Regionais de Educação, representantes do Ministério Público e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Melhoria – Para o secretário Afonso Scocuglia, esse evento é muito importante, porque trabalha os grandes programas do governo federal. “A nossa meta é unir os esforços da União, dos estados e dos municípios em torno da educação”, disse.

Alberto Paz, por sua vez, ressaltou que o propósito do Programa Formação pela Escola é de contribuir para a melhoria da gestão dos programas educacionais e, ao mesmo tempo, reforçar o controle social desses recursos. “Assim, teremos uma melhoria na qualidade da educação”, explicou.

Nesta quarta-feira (10), o evento acontece das 8h às 17h. Serão debatidos temas relacionados aos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa do Livro (PLI) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA), além do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).