João Pessoa
Feed de Notícias

Governador abre Consuper e diz que setor impulsiona economia paraibana

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 - 21:21 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, no final da tarde desta segunda-feira (22), da abertura da 8ª Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper), segundo evento realizado no Centro de Convenções do Cabo Branco Poeta Ronaldo Cunha Lima.  A expectativa dos supermercadistas é gerar R$ 50 milhões em negócios, 20% a mais em relação às vendas da edição de 2011.

Após a solenidade de abertura, o governador Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia, o secretário executivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio, além dos empresários Aguinaldo Marques, João Pereira e Deca do Atacadão, representantes dos supermercadistas, varejistas percorreram os stands da feira com empresas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Alagoas. São 50 estandes de empresas regionais, representando mais de 200 marcas, que devem ser visitados por mais de 10 mil pessoas.

Ricardo Coutinho afirmou que os setores supermercadista e varejista são determinantes para movimentar a economia, gerando divisas e empregos. “Eles estão em sintonia com o atual momento da economia da Paraíba. Para a Paraíba não existe outro caminho que não passe pelo desenvolvimento da sua economia. São setores determinantes neste processo, até porque estão inseridos na economia de todos os municípios paraibanos”, ressaltou.

O governador fez uma avaliação positiva do atual momento do Estado e lembrou a implantação eampliação de 93 empresas, que vão gerar mais de 5 mil empregos diretos.  Ele informou que das empresas em processo de instalação no Estado, 17 são de produtos alimentícios e uma atacadista, o que comprova o potencial desses setores.

“O Estado está fazendo a sua parte com a melhoria da infraestrutura, das estradas, na revitalização e abertura de distritos industriais, nos incentivos fiscais e parcelamento de dívidas de empresas. Estamos criando as condições necessárias para que os negócios se desenvolvam na Paraíba”, completou.

O presidente da Associação dos Supermercadistas da Paraíba, Cícero Bernardo, espera um aumento no volume de negócios de R$ 50 milhões, mais de 20%, na comparação com 2011. “O ambiente da feira é propício para a geração de grandes negócios, mas, principalmente, é uma boa oportunidade de fortalecer o marketing de relacionamento entre varejistas, distribuidores e atacadistas da Paraíba e do Nordeste”, destacou.

Segundo ele, o setor supermercadista vem crescendo nos últimos anos, principalmente o setor de alimentação com o aumento do consumo de produtos perecíveis pelas classes C e D.

Palestras – Já estão confirmadas palestras de Marcelo Sá, gerente de Produtos da GS1 Brasil – empresa de automação comercial, Aguinaldo Gomes Marques, representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fátima Merlin, especialista em pesquisa de consumo da Conect Shopper, Fábio Rodrigues de Oliveira, diretor da Systax Sistemas Fiscais.