João Pessoa
Feed de Notícias

Gominho empossado no Conselho Nacional de Segurança Pública

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 18:01 - Fotos: 

O secretário da Segurança e Defesa Social (SEDS) da Paraíba, Gustavo Ferraz Gominho, foi empossado às 9h30 desta sexta-feira (4), numa das cadeiras privativas e com direito a voto no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), órgão presidido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. A solenidade ocorreu no Salão Negro do Ministério da Justiça, em Brasília (DF).

Reformulado, o Conasp agora é constituído de 48 membros representantes da sociedade civil e dos trabalhadores da área, além de indicados do poder público. Trata-se de um órgão colegiado de cooperação técnica entre os entes federativos no combate à criminalidade, subordinado diretamente ao ministro da Justiça. Entre suas finalidades, consta formular a Política Nacional de Segurança Pública.

O secretário Gustavo Gominho, eleito por unanimidade presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança do Brasil (Consesp), na tarde da quinta-feira (3), recebeu congratulações do ministro Tarso Genro e a acolhida como conselheiro do Conasp. “Essa eleição é muito importante para a Paraíba. Sinto-me honrado por ser o único secretário de Segurança Pública do País a fazer parte do Conselho Nacional, cujo objetivo é definir toda a política para o setor no Brasil, além de distribuir e aplicar os recursos do Governo Federal”, explicou Gominho.

O Consesp surgiu em abril de 2003, quando secretários da Segurança Pública se uniram para ganhar força na defesa dos interesses dos Estados junto ao Governo Federal. Juntos, eles criaram o Colégio Nacional como um fórum permanente de interlocução e negociação com a Federação.

O colegiado oferece às secretarias estaduais todas as informações que sirvam de base na formulação de diretrizes e metas em segurança pública. O órgão divulga ações de sucesso dos Estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação. Além disso, estimula e promove estudos e pesquisas sobre assuntos e temas de interesse para o desenvolvimento da área da segurança pública, agenda audiências com o secretário nacional de Segurança ou com o ministro da Justiça e outras autoridades, para discutir questões de integração nacional no âmbito do setor.

Perfil – Gustavo Ferraz Gominho é bacharel em Direito, curso que iniciou na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife (PE). Ainda estudante universitário, ingressou nos quadros da Polícia Federal em 1975, quando foi classificado no concurso para agente da PF em 1º lugar no Estado de Pernambuco e em 2º lugar no Brasil.

Inicialmente lotado em Manaus (AM), na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal, graduou-se em Direito em 1981 pela Universidade Federal do Amazonas. Foi aprovado em concurso para delegado da PF em 1983, tendo trabalhado em Rondônia, Amazonas, Maranhão e Paraíba, onde permanece desde 1988. Exerceu quase todos os cargos nas superintendências do órgão nessas localidades e possui vários cursos de especialização no Brasil e no exterior, na área de Segurança Pública.

Por serviços prestados à Paraíba, recebeu da Câmara de Vereadores de João Pessoa o título de ‘Cidadão Pessoense’ e da Assembléia Legislativa o de ‘Cidadão Paraibano’. Seu mais novo desafio, ao aceitar o convite do governador José Maranhão, é a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, que assumiu em 19 de fevereiro de 2009.

Principais cargos e funções exercidas

• Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da SR/DPF/Rondônia.
• Chefe do Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras da SR/DPF/Amazonas.
• Coordenador Regional Policial da SR/DPF/Amazonas.
• Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas.
• Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da SR/DPF/Paraíba.
• Delegado Regional Executivo da SR/DPF/Paraíba.
• Superintendente Regional na Polícia Federal do Maranhão.
• Superintendente Interino da Polícia Federal na Paraíba.
• Corregedor Regional da Polícia Federal na Paraíba.

Inise Machado, da Assessoria de Imprensa da SEDS