João Pessoa
Feed de Notícias

Gilberto Carneiro toma posse como procurador geral do Estado

quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 17:57 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Diversas autoridades compareceram à posse de Gilberto Carneiro - João Francisco/Secom-PB

O advogado Gilberto Carneiro foi empossado na tarde desta quarta-feira (29) como procurador geral do Estado. Ele foi empossado pelo Conselho de Procuradores, em uma solenidade que contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia; o desembargador Marcos Cavalcanti; a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane; o procurador geral do município de João Pessoa, Geilson Salomão; os procuradores da República Antônio Edílio Magalhães e Roberto Moreira; o juiz Aluízio Bezerra; a secretária da Administração estadual, Livânia Farias; o promotor de Justiça, Amadeus Lopes, presidente da Associação do Ministério Público Estadual; o juiz Antônio Silveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba; e os advogados José Mário Porto e Johnson Abrantes.

Gilberto Carneiro, que ocupava o cargo de secretário Estadual da Administração, foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho para substituir a também advogada Livânia Farias, designada para ser a titular da Secretaria de Administração. Os atos de nomeações de ambos, juntamente com os dos demais auxiliares remanejados e convocados para cargos do Executivo estadual foram publicados na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (29).

Durante a solenidade de posse, Gilberto Carneiro disse que não haverá mudança no conceito de gestão em sua designação como procurador geral do Estado. “Houve apenas um remanejamento. Passo a atuar na PGE dentro da mesma ótica, do mesmo perfil, que visa garantir a defesa do interesse público e fazer uma boa interlocução com o Poder Judiciário, com o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas e todas as instâncias jurídicas que a Procuradoria faz a sintonia”, disse Carneiro.

Com a posse, o Conselho Superior de Procuradores da PGE passou a ser presidido por ele, tendo como membros o procurador geral adjunto, Wladimir Romaniuc Neto (vice-presidente), e Renovato Ferreira de Souza Júnior (Corregedor); Francisco de Assis Camelo (presidente da Associação dos Procuradores do Estado – Aspas); Walquíria Peixoto Veloso; Carlos Arthur de Almeida; Gustavo Nunes Mesquita; Sebastião Lucena – todos procuradores do Estado – e pela secretária Gaub Cristine Fernandes de Albuquerque.

Perfil do novo procurador geral do Estado

Natural de Umburanas, na Bahia, Gilberto Carneiro reside na Paraíba há quase 20 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, e especialista em Direito Processual Civil. Atua como professor licenciado de Direito Civil do Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê.

Entre 2005 e 2008, exerceu o cargo de Procurador Geral do Município de João Pessoa. No segundo mandato legislativo do então prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, Gilberto foi nomeado Secretário da Administração e ocupou a pasta da Secretaria da Administração do Governo Estadual até a última terça-feira (28).