João Pessoa
Feed de Notícias

Gestores públicos estaduais fazem capacitação sobre gerenciamento no setor público

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 - 18:59 - Fotos: 
Gerenciamento nas Organizações Públicas foi o tema central do workshop realizado pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), na manhã desta quinta-feira (17), em sua sede no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O evento foi dirigido aos secretários de Estado e diretores dos órgãos da administração indireta. O workshop reuniu cerca de 80 gestores públicos e teve a participação da primeira dama do Estado e presidente de honra do Centro de Apoio à Criança e do Adolescente (Cendac), Pámela Bório.

O diretor-superintendente da Espep, André Luiz de Sousa Felisberto, ressaltou que o evento teve como objetivo oferecer melhores condições técnicas para que os gestores do Governo do Estado possam visualizar novas ferramentas e metodologia de trabalho em relação ao gerenciamento junto com os quadros de recursos humanos.

A ideia foi promover uma nova dimensão da imagem do serviço público a partir da importância do papel dos gestores públicos em gerenciar, advindas das mais diversificadas origens, de modo que possam atuar de forma ativa na prevenção, na gestão e na recuperação de situações críticas, nas diferentes esferas do serviço público do Estado.

A professora Telma Porto abordou os temas ‘Mudanças e Transformações no Mundo Globalizado – Origem de Crises’ e ‘A Crise como Oportunidade de Avaliação e Reposicionamento – Da Prevenção ao Feedback’. Telma Porto, que é coordenadora do Núcleo de Seleção e Treinamento (Nuset), da Espep, destacou que o encontro possibilitou que os gestores do governo estadual possam ser capazes de gerenciar e trabalhar em equipe. “Vamos juntar nossos valores, canalizar nossas capacidades para propiciar o que há de melhor para a sociedade paraibana”, disse.

A outra palestrante do workshop foi a professora Alexandra Vieira, coordenadora da Assessoria Técnica da Espep. Ela trabalhou os temas ‘Serviço Público – Governança e Imagem da Administração Pública’ e ‘O Papel do Gestor Público como Líder do Trabalho em Equipe na Busca de Soluções’. O propósito do governo atual, de acordo com a professora, “é fazer com que o capital humano (servidores estaduais) se desenvolva e venha a construir uma nova Paraíba, é nisso que acreditamos”, destacou.

O vice-presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Antonio Alcântara, um dos gestores públicos participantes do workshop, afirmou que o trabalho da Espep é fundamental, visando uma maior integração dos gestores e servidores.

Ética – ‘A Ética no Serviço Público’ é o tema do próximo workshop que a Espep realizará dia 21 deste mês em parceria com o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PB) e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB).