Fale Conosco

28 de maio de 2014

Gestores e trade debatem novos roteiros do turismo em seminário



Prefeitos, secretários, dirigentes municipais de Turismo e todo o trade discutirão novas possibilidades de roteiros e potenciais turísticos no Seminário de Secretários Municipais de Turismo da Paraíba. O evento terá como tema “Turismo por toda a Paraíba” e será realizado no auditório da PBTur, das 8h às 18h, nesta quinta-feira (29). Entre os palestrantes, destaque para a socióloga e consultora do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) para formação de equipes na América Latina em Desenvolvimento Local, Tânia Zapatta.

São esperadas 200 pessoas no seminário, que, além de informar e proporcionar troca de experiências, também irá homenagear os Interlocutores Regionais do Turismo na Paraíba. De acordo com a secretária executiva de Turismo, Maristela Viana, na ocasião será apresentada a implementação de mais um fórum turístico da Paraíba. “Antes, eram nove fóruns e agora o Litoral foi dividido em dois: Litoral Norte e Litoral Sul. No seminário, vamos trabalhar o potencial de cada fórum. Dentro desse processo de regionalização, esse é um instrumento muito importante para poder desenvolver a cadeia produtiva do turismo, seja no aspecto ambiental ou social. Queremos mostrar para todas as regiões que é possível desenvolver os fóruns, que eles funcionam e as pessoas podem ter uma mudança de vida através do turismo”, afirmou.

A programação do evento contará com palestras, debates e apresentação de casos de sucesso, como o do Fórum do Brejo paraibano, que será explanado pela sua presidente, a arquiteta Fernanda Melo. A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, proferirá a primeira palestra do dia, sobre “Turismo de Experiência – A nova oferta turística da Paraíba”. Ela irá mostrar o projeto homônimo, que inclui municípios do Brejo, Litoral e Cariri.

O importante é conhecer o potencial da sua região para saber que é possível transformar a região dele através do turismo. Sabemos que o turismo no nosso País ainda é um segmento econômico muito novo, mas temos que ter em vista que em outros países o turismo é a primeira economia. Não é só o hotel, não é só a agência de turismo ou a passagem aérea. O turismo é feito de 13 dimensões e 62 variáveis, passando por aspectos ambientais, sociais, cultuais, da infraestrutura, do monitoramento, entre outros, ou seja, é muito amplo. É isso que queremos despertar nos gestores e no trade: a vontade de trabalhar e prol do turismo”, explicou a gerente executiva do Desenvolvimento do Turismo, Alessandra Lontra.

O Seminário de Secretários Municipais de Turismo da Paraíba é uma realização por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Sebrae Paraíba e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

PROGRAMAÇÃO:


8h – Abertura

9h – Palestra: Turismo de Experiência – A Nova Oferta Turística da Paraíba.

Palestrante: Regina Amorim – Gestora de Turismo do SEBRAE/PB.


10h30 – Palestra: Atividades Criativas com foco na Produção Associada ao

Turismo – O Caso de Chã de Jardim – Areia – PB.

Palestrante: Luciana Balbino – Coordenadora da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Chã de Jardim.

12h – Intervalo para almoço*

*o almoço será oferecido no local do evento

14h – Palestra: A importância da cooperação público privada para o turismo sustentável.

Palestrante: Tânia Zapatta – Socióloga com pós-graduação em desenvolvimento regional em Paris. É consultora do BID para formação de equipes na América Latina em Desenvolvimento Local.

15h30 – Palestra: Caso de Sucesso – Fórum Turístico do Brejo Paraibano.

Palestrante: Fernanda Melo – Presidente do Fórum.

17h: Entrega certificados aos Interlocutores Regionais dos Fóruns Turísticos da Paraíba.


17h15: Conversa e Cultura (apresentação cultural e coffee break).