Fale Conosco

8 de março de 2013

Gestores do Governo criam grupo de trabalho para definir estratégias de crescimento



O desenvolvimento econômico da Paraíba conta agora com mais um suporte para estudar estratégias e definir novos caminhos para o crescimento do Estado. É o grupo de trabalho Acelera, formado por gestores estaduais que terão o papel de sugerir planos de ação, executar, articular e melhorar o setor público para implantação e expansão das atividades econômicas na Paraíba.

O grupo de trabalho Acelera se reunirá mensalmente e vai simplificar e desburocratizar o serviço público, visando o aumentar a competitividade do Estado com mecanismos que facilitem o desenvolvimento e a boa relação institucional. De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio, a ideia da criação do Acelera surgiu da necessidade de estabelecer um canal de comunicação, unificado com as instituições empresariais e representativas da Paraíba que estejam envolvidas na melhoria das condições para instalação e ampliação do ambiente de negócios no Estado. “Nossa meta é resolver os gargalos de competitividade existentes em nosso ambiente, preparando o Estado da Paraíba para desafios futuros”, afirmou Marcos.

O Acelera é formado por dois conselhos. O Conselho Superior é composto pelo governador Ricardo Coutinho; pela secretária de Finanças, Aracilba Rocha; o secretário da Receita, Marialvo Laureano; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano. O secretário executivo das Finanças, Bonifácio Rocha; o secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio; a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano; o representante da Receita, Geraldo Leite; e o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, farão parte do Conselho Operacional.

O Conselho Operacional tem a atribuição de elaborar relatórios e recomendações a respeito de assuntos de caráter econômico, fiscal, financeiro, logístico e burocrático. O material será encaminhado ao Conselho Superior, que votará os temas debatidos. Com a aprovação, o Conselho Operacional executará os serviços. O grupo criou um e-mail (acelerapb@gmail.com), que servirá de canal de interação com a sociedade. A próxima reunião está programada para a primeira semana de abril e continuará sendo realizada no início de cada mês.