João Pessoa
Feed de Notícias

Ceará conhece experiência do Interpa na renegociação de dívidas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012 - 09:08 - Fotos:  Secom-PB

Representantes do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Ceará estão na Paraíba para conhecer a experiência desenvolvida pelo Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado (Interpa). A unidade técnica paraibana é referência na renegociação de dívidas com agricultores e na liberação de crédito fundiário em toda a região. A comitiva do Ceará fica na Paraíba até o fim da semana, quando acontece o seminário de avaliação do programa. O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Participam do debate a coordenadora da Unidade Técnica do Ceará, Maria Leuda Zimmermam e a supervisora de núcleo, Ângela Maria Vieira. “Viemos conhecer o trabalho da Paraíba, apontado como referência pelo MDA, e assim melhorar a gestão no Ceará”, disse a coordenadora da unidade cearense. “Nesta quarta-feira, vamos ao assentamento Carrasco, em Esperança, conhecer a parte prática do trabalho do Interpa”, adianta Maria Leuda.

As duas representantes do Ceará chegaram ao Estado dois dias antes do seminário de avaliação do crédito fundiário, que acontece nesta quinta e sexta. “Nosso objetivo foi aproveitar a viagem para conhecer detalhes da renegociação de dívidas com agricultores e da administração do programa na Paraíba”, explicou a supervisora de núcleo, Ângela Vieira. “Com certeza, vamos aproveitar essa experiência para aperfeiçoar nosso serviço no Ceará”, completou.

Até agora, cerca de 20% dos agricultores em dívida com o Governo Federal procuraram o Interpa para renegociação. “O prazo vai até 30 de setembro. Por isso, é bom lembrar aos agricultores, com até seis parcelas em atraso no programa de crédito fundiário, que é bom se apressar”, alertou o coordenador do programa na Paraíba, Francisco Pereira.

Seminário – Nesta quinta-feira (23), pela manhã, será aberto o Seminário de Avaliação da Execução de SIC (Subprojetos de Investimentos Comunitários) e Apresentação das Rotinas de Monitoramento das Unidades Técnicas de todo o Brasil. Gestores de todos os Estados vão estar em João Pessoa, no Hotel Xênius, para debater avanços e problemas em relação ao crédito fundiário. Um dos principais pontos de discussão será a renegociação de dívidas dos agricultores, além da prestação de contas sobre o programa. O evento começa às 9h e vai até sexta-feira.