Fale Conosco

11 de setembro de 2009

Gestores de Região de Ensino debatem consolidação de conselhos escolares



A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), por meio de sua 3ª Região de Ensino, sediada em Campina Grande, promoveu durante toda manhã da quinta-feira (10), no auditório do Colégio Elpídio de Almeida – o Estadual da Prata, uma reunião geral com gestores de escolas estaduais para discutir diversos temas, dentre eles a legislação escolar, processos eleitoral e o regime jurídico único dos servidores.

A gerente da 3ª Região de Ensino, Maria do Socorro Ramalho, informou que o objetivo do encontro foi conscientizar os gestores e demais integrantes da administração escolar sobre a necessidade do estudo e da prática da legislação que regula esses estabelecimentos.

Durante as discussões, técnicos da Gerência Executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar (Geage), sediada em João Pessoa, deram informações sobre o processo eleitoral previsto para acontecer em novembro próximo, bem como consolidaram a importância do Conselho Escolar para a atual gestão educacional.

Maria do Socorro Pinto, técnica da Geage, falou aos mais de 100 gestores da 3ª Região de Ensino presentes ao encontro sobre a importância dos gestores escolares implementarem a gestão participativa, através da consolidação dos conselhos escolares.

Esses colegiados são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escolas. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Funções – Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares, a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação e Cultura