Fale Conosco

16 de agosto de 2016

Gestores de escolas públicas da 1ª Região de Ensino participam do lançamento do concurso Arte Cidadã



Os gestores das escolas públicas da 1ª Região de Ensino do Estado participaram, na manhã desta terça-feira (16), do lançamento da 2ª edição do concurso Arte Cidadã, no auditório da Escola Lyceu Paraibano, em João Pessoa. Os alunos matriculados no 8º e 9º anos (do ensino fundamental II) e do ensino médio da rede pública da Grande João Pessoa (1ª Região de Ensino) poderão se inscrever no concurso, que vai premiar com notebooks as melhores produções nas categorias de desenhos (estória em quadrinhos); poesia ou paródias.

Para o secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão, “lançar na histórica Escola Lyceu Paraibano o concurso Arte Cidadã e o programa Semeando Sementes de Cidadania é uma honra, principalmente tendo uma plateia constituída por educadores, responsáveis em formar opinião, ser referência na vida de crianças e jovens. Eles participam, conjuntamente com a família, da formação do cidadão. A Receita Estadual junto à Secretaria de Educação do Estado, à Delegacia da Receita Federal em João Pessoa, além da Controladoria Geral da União (CGU) e da Escola de Administração Fazendária (Esaf) estão promovendo um grande movimento educacional em prol da transparência tributária, da cidadania fiscal e da conscientização do cidadão. A apresentação do Programa Semeando Sementes de Cidadania busca instrumentalizar o cidadão para um agir diferenciado, consciente e participativo. O programa atua em duas frentes: primeiro na formação de parcerias, para convergir esforços e aglutinar diversos segmentos da sociedade em prol da causa e de um maior alcance do cidadão. O segundo momento é na oferta de diversos cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância”, destacou.

Incentivos aos alunos - A subgerente de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Secretaria de Educação do Estado, Giseuda Freire Diniz, disse que o evento no Lyceu, que ofereceu três pequenas palestras para os gestores sobre o programa de educação fiscal, é uma ação de estímulo para a formação dos professores em trabalhar a temática educação fiscal com os alunos.

“A realização de concursos, promovidos pela Receita Estadual e a Controladoria Geral da União (CGU), tem como objetivo também desenvolver uma consciência mais crítica e cidadã em relação à educação tributária, são uma boa oportunidade de incentivar à participação dos alunos em aprofundar a temática e os professores serão um dos principais promotores dessa ação. Queremos divulgar, agora, esse programa Semeando Sementes de Cidadania nas 197 escolas da 1ª Região de Ensino”, afirmou.

O diretor da Escola Lyceu Paraibano, Antônio Olegário Fernandes Vieira, abriu os trabalhos, reforçou que a temática de educação fiscal será intensificada ainda mais este ano nas salas de aulas da escola para elevar a participação dos alunos no concurso Arte Cidadã. “O Lyceu Paraibano, que está completando 180 anos de educação na Paraíba este ano, já possui um projeto pedagógico na temática de cidadania fiscal com apoio e acompanhamento das secretarias da Receita Estadual e da Educação há algum tempo. Temos urgência na necessidade de trabalhar a cidadania ética na escola, daí a importância da disseminação na sala de escola desses cursos a distância e do concurso para os estudantes”, enfatizou.

A representante da Escola Estadual Professora Daura Santiago Rangel, a professora de sociologia Acsia Lino de Alencar Gregório, que participou do lançamento no Lyceu, aproveitou o evento para agendar a ida da equipe do programa de Educação Fiscal Semeando Sementes de Cidadania para divulgar o concurso e os cursos de educação a distância em sua escola, no dia 24 de agosto. “Mais que a realização do concurso em si, a abordagem da temática cidadania fiscal pode contribuir com a formação mais crítica dos alunos na atual conjuntura da sociedade brasileira”, apontou.

Participação do evento – Além do secretário da Receita Estadual, Marconi Frazão, da subgerente de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Secretaria de Educação do Estado, Giseuda Freire Diniz, participaram do lançamento da 2ª edição do concurso Arte Cidadã, no auditório da Escola Lyceu Paraibano, o delegado da Receita Federal em João Pessoa, Marialvo Laureano, a gerente executiva da Escola de Administração Tributária (Esat), Elaine Carvalho, o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva, o secretário executivo da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins, a gerente da 1ª Regional de Educação do Estado da Paraíba, Wleica Honorato Aragão Quirino, a coordenadora do Polo Esaf Paraíba, Kátia Tatiana Almeida de Lima, além de gestores e professores da 1ª Região de Ensino.

Como se inscrever – As inscrições da 2ª edição do concurso Arte Cidadã nas categorias de desenhos (estória em quadrinhos); poesia ou paródias já foram abertas no dia 8 de agosto. Os sete melhores trabalhos dos alunos que expressarem com sensibilização, compreensão e conscientização temas relacionados à Cidadania Fiscal serão premiados com notebooks. O concurso é uma realização das Secretarias de Estado da Receita e da Educação, além da Delegacia da Receita Federal em João Pessoa.

As inscrições do concurso Arte Cidadã somente poderão ser realizadas por alunos das escolas públicas da Grande João Pessoa (1ª Região), matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental II e também no ensino médio. Os pré-requisitos para participar do concurso são a frequência escolar regular e também a realização com êxito de pelo menos um dos cinco cursos gratuitos na modalidade EAD (Ensino a Distância) constantes no Programa “Semeando Sementes da Cidadania”.

Os alunos da rede pública poderão se inscrever somente pela internet, por meio do link www3.receita.pb.gov.br/portalesat/artecidada. No endereço, o aluno acessa o botão vermelho “Inscreva-se” e preenche os dados pedidos (nome do aluno, escola que estuda, endereço da escola, município que mora, além de telefone e o e-mail para contato). Após preencher os dados, a organização vai enviar um código via e-mail ao participante para que ele tenha acesso no endereço www3.receita.pb.gov.br/portalesat/artecidada para concluir a inscrição com os respectivos preenchimentos dos dados (com a sua produção). As inscrições serão realizadas até 30 de outubro de 2016.