João Pessoa
Feed de Notícias

Gestores de 64 municípios participam de capacitação do MS com apoio da SES

quarta-feira, 28 de outubro de 2009 - 10:23 - Fotos: 

O Ministério da Saúde (MS), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai realizar o Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, que terá duração de seis meses e vai beneficiar 236 gestores de 64 municípios paraibanos. A capacitação terá inicio na próxima quinta-feira (29), às 8h, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, com a exposição do painel ‘Educação a distância para apoio à organização de rede regionalizada de atenção à saúde na Paraíba’. 

O painel será a primeira aula presencial dos alunos, que terá continuidade na sexta-feira (30), com a apresentação da proposta e dinâmica do curso, capacitação no ambiente virtual de aprendizagem, formação das equipes e distribuição do plano de atividades. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS – Mais Saúde, do MS, e está sendo coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP).

“Esse curso tem o objetivo de ampliar capacidades de gestão no SUS, numa perspectiva de formar equipes gestoras referenciadas na regionalização da atenção à saúde, cuja idéia é aproximar, cada vez mais, os serviços de saúde da população usuária do SUS”, disse Murilo Wanzeler, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da UFPB, que vai coordenar o curso no Estado.

Os alunos serão divididos em oito turmas e cada uma será acompanhada por um tutor para orientá-los e tirar as dúvidas. O curso terá duração de 180 horas/aula, sendo 24 presenciais. As aulas serão divididas em quatro unidades de aprendizagem: Fundamentos do SUS, Gestão da Atenção à Saúde, Gestão das Vigilâncias em Saúde e Gestão da Promoção da Saúde.

Plataforma virtual – Os estudantes terão acesso ao conteúdo pelo site www.ead.fiocruz.br e as aulas serão ministradas através de chats e fóruns. As atividades serão desenvolvidas por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem. Além da aula presencial de quinta e sexta-feira (29 e 30), haverá mais um encontro presencial, que acontecerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e nos laboratórios de informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Participarão do curso, secretários de saúde, diretores, coordenadores, chefes e gerentes, dentre outros. Os participantes foram selecionados em duas etapas. Na primeira, eles enviaram os currículos para o Nesc da UFPB, e na segunda, fizeram a inscrição online. Tiveram prioridade os municípios com relatório de gestão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, as quatro sedes das macrorregionais de Saúde e as 12 sedes das gerências regionais de saúde, além de representantes da SES. O próximo curso, que deverá acontecer em 2011, deverá contemplar um número maior de pessoas.  

O curso será promovido pelo MS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e ENS, em parceria com a SES, UFPB e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems). A capacitação, que vai beneficiar 7.500 gestores em todo o País, já teve inicio nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e nos estados do Nordeste.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde