Fale Conosco

30 de maio de 2011

Gestores da saúde do Samu discutem rede de cuidado integral em Campina Grande



A Secretaria Estadual de Saúde promoveu nesta segunda-feira (30), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, o I Encontro de gestores das bases descentralizadas do Samu da 2ª macrorregional.

O evento contou com a participação de gestores da saúde de 26 municípios e teve como objetivo a construção da rede de cuidado integral. Na ocasião, foi debatida a questão da retaguarda da baixa e média complexidade do novo Trauma de Campina Grande.

Segundo o Coordenador Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Monteiro Abrahão, o grande caminho para o Sus é a regionalização. De acordo com Paulo Monteiro, o Encontro de Gestores pode ser considerado como exemplo para a construção da rede de atenção às urgências, pois, através dele, pode-se ouvir a realidade e a necessidade de cada município. “É assim o exercício de democracia”, destacou ele.

No final do encontro, os municípios construíram um instrumento de propostas para o desenho da nova rede de urgência e emergência da 2ª macrorregional de Campina Grande.