João Pessoa
Feed de Notícias

Gestão Unificada promove programação especial no Dia da Mulher

sexta-feira, 6 de março de 2015 - 10:18 - Fotos: 

As mulheres pertencentes às empresas integrantes da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), participaram nesta sexta-feira (6) de  programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que ocorrerá no próximo domingo, 8 de março.  O evento foi realizado na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), localizada na estrada de Cabedelo.

Uma palestra sob o tema ”Ser Mulher no Mundo Atual”, proferida pela assistente social do Centro de Referência da Mulher Terlúcia Maria da Silva, fez parte das comemorações que incluíram pronunciamentos da diretoria unificada da GU, apresentação de vídeo, sorteio de prêmios e lanche.

Mulheres Agricultoras – A exemplo dos anos anteriores, o coordenador geral das feiras da agricultura familiar no Estado, médico veterinário Severino Henrique de Lima, homenageou com brindes e mensagens as  25 mulheres agricultoras  da Feira do Produtor que ocorre às sextas-feiras,  das 4h às  7h, no pátio  da Emater. Dentre outros produtos por elas comercializados destacam-se hortaliças e frutas diversas, além de artesanato e indústria rural caseira como bolos, queijos, pães, licores, pimenta e doces.

A presidente da Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa), Maria das Graças, achou importante a realização das homenagens prestadas às mulheres agricultoras, fazendo com que sejam cada vez mais valorizadas no meio rural. Já a agricultura Maria Barbosa agradeceu pelo presente oferecido a todas que comercializam seus produtos na Feira do Produtor, na Emater.

Ações – Nos últimos anos, segundo a chefe do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso), Zilda Abrantes, a empresa tem desenvolvido ações sistemáticas de assistência técnica e extensão rural, buscando a inclusão produtiva da mulher no mercado de trabalho, incentivando-a ao acesso às políticas públicas. Um exemplo é a sua profissionalização para a comercialização direta ao consumidor nas feiras livres e os mercados institucionais como os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Para se ter uma ideia, só no ano passado, as 15 regionais administrativas da Emater no Estado beneficiaram 1.042 mulheres com 73 eventos, entre cursos, palestras, encontros e oficinas, todos voltados para a temática de políticas públicas específicas para as agricultoras.  Os assessoramentos versaram em cursos de gêneros, organização da produção, plantas medicinais, gestão social, segurança alimentar e nutricional, com capacitações em beneficiamento e transformação de alimentos. Aconteceram também encontros regional e estadual de mulheres, sensibilizando-as no processo de construção do desenvolvimento rural sustentável.