João Pessoa
Feed de Notícias

Gestão Unificada participa das comemorações da Semana do Meio Ambiente

segunda-feira, 6 de junho de 2016 - 12:31 - Fotos:  Secom-PB

Palestras sobre a importância da questão ambiental com ênfase no conceito da sustentabilidade, distribuição de mudas frutíferas e florestais, cursos e outras ações relacionadas ao meio ambiente são atividades que estão sendo executadas desde o dia 1º de junho, em todo o Estado, pela Gestão Unificada Emepa/Interpa Emater, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (6), pelo Governo da Paraíba.

Em busca de minimizar os transtornos causados pelas agressões ambientais decorrentes de explorações agrícolas insustentáveis, a GU vem desenvolvendo uma série de ações que geram impactos positivos ao meio ambiente. Dentre elas destacam-se criações, roçados e cultivos agroecológicos e orgânicos, planejamento e implementação de áreas de pastejo (silagem, fenação e banco de proteína), tecnologias de captação e uso adequado da água, transição agroecológica e convivência com o Semiárido, manejo de sistemas agroflorestais e organização da produção para acesso ao mercado.

Projeto Ecoprodutivo – Lançado no ano passado pela Gestão Unificada, o Projeto está se tornando referência em atividades socioeconômica e ambientais. As áreas ficam localizadas nos municípios de Salgado de São Félix (assentamento Alagamar), Bonito de Santa Fé (assentamento Bartolomeu I), Remígio (assentamento Oziel Pereira), Várzea (quilombola Pitombeira) e Areia (Quilombola Bonfim). São mais de duas mil famílias beneficiadas de forma direta e indireta.

Dentre as ações executadas e em execução estão a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais com aplicação de cursos ambientais nas comunidades, implantação de sistemas de manejo agroflorestal, recuperação de nascentes de matas ciliares, desassoreamento de açudes e implantação de barragens subterrâneas e poços, implantação de quintais produtivos com frutíferas diversas, distribuição de estações meteorológicas e de 21.634 mudas frutíferas e florestais, além de regularização do Cadastro Ambiental Rural (Car).

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi determinada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do Decreto 86.028 de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro decretou no território nacional a Semana do Meio Ambiente.