Fale Conosco

18 de setembro de 2015

Gestão Unificada mostra ações, tecnologias e serviços durante Feira Agropecuária da Paraíba



Agropecuaristas, produtores rurais e as pessoas que visitarem a 48ª Feira Agropecuária e de Derivados da Paraíba, que acontecerá deste domingo (20), a partir das 16h30, até 27 de setembro, terão a oportunidade de conhecer no stand da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), diversas tecnologias, ações e serviços prestados pelo Governo da Paraíba.

A Feira ocorrerá no Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa e tem por objetivo permitir a realização de negócios, a comercialização de produtos agrícolas, equipamentos de mecanização, além de contar com a presença de agentes financeiros como os bancos do Nordeste e do Brasil. O Presidente da GU, Nivaldo Magalhães, disse que é mais uma oportunidade para que a população tome conhecimento dos serviços e ações que o governo leva aos agricultores familiares e ao agronegócio paraibano.

Num mesmo espaço, a Gestão Unificada demonstrará as ações de suas três empresas integrantes: Emepa, Interpa e Emater. A Emepa instalará dois balcões, sendo um para expor 20 tipos de cortes de carne caprina e ovina, fruto de pesquisas realizadas em suas estações experimentais e outro destinado a queijo, iogurte, patê e licor derivados do leite de cabra. Também terá espaço para apresentar o sistema de produção de blocos multinutricionais, confeccionados para fornecer suplementação alimentar animal. No local, haverá também um equipamento de placa solar e uma plantadeira manual de sorgo, além de mostruário com publicações.

A Emater, por sua vez, demonstrará, entre outras ações, a hidroponia (cultivo de plantas, através de soluções nutritivas sem uso de terra), horta para pequenos espaços, carneiro hidráulico (tecnologia adaptada que dispensa uso de energia elétrica e combustíveis fósseis), kit de ordenha higiênica para caprinos, armadilha contra a broca do coqueiro, além da distribuição de publicações técnicas para o público visitante.

Já o Instituto de Terras e Planejamento do Estado (Interpa), vai mostrar GPS – RTK, instrumento de medição, em tempo real, de imóveis rurais e localização de obras de engenharia, como barragens e estradas.