João Pessoa
Feed de Notícias

Gestão Unificada demonstra as principais ações da agricultura familiar na Expofeira Paraíba Agronegócios

quinta-feira, 15 de setembro de 2016 - 16:06 - Fotos: 

Um estande conjunto das empresas que compõem a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), demonstrará suas principais ações, tecnologias e programas executados no Estado, durante a Expofeira Paraíba Agronegócios 2016, que começará neste domingo (18), no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, localizado no Cristo Redentor, em João Pessoa.

Durante os oito dias do evento, com encerramento previsto para 25 de setembro, agricultores familiares de várias regiões administrativas da Emater terão a oportunidade de expor, divulgar e comercializar produtos e tecnologias utilizadas, dentre eles hortifrutigranjeiros, queijos, mel e polpa de frutas. Na oportunidade, será demonstrado também um projeto de aquaponia, tecnologia de sistema de cultivo que une piscicultura e hidroponia, consistindo em cultivo de plantas, através de soluções nutritivas sem uso de terra.

Tecnologia – No mesmo espaço serão demonstradas diversas tecnologias desenvolvidas pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa –GU), a exemplo  de equipamentos de energia solar fotovoltaica, sistema de produção de blocos multinutricionais fabricados para fornecer suplementação alimentar animal em períodos de estiagem prolongada, além de máquinas cortadeiras de manivas e plantadeiras de sorgo e feijão. Haverá também balcões para exposição de cortes de carnes caprina e ovina, mel, queijos e seus derivados.

O Interpa GU, por sua vez, exporá veículos destinados à regularização fundiária dos 21 municípios que compõem o Território da Borborema. A aquisição envolve 13 veículos, sendo 11 Sandeiros e dois furgões, fruto de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/Interpa e Governo do Estado.

A Expofeira Paraíba Agronegócios é promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuária e Pesca (Sedap), em parceria com Faepa-Senar/PB, Sebrae e Banco do Nordeste. Na avaliação do presidente da GU, Nivaldo Magalhães, “o evento é uma excelente oportunidade para que a população tome conhecimento dos serviços e ações levados pelo Governo do Estado às famílias agricultoras e ao agronegócio paraibano”.