João Pessoa
Feed de Notícias

Gestão Unificada comemora Dia Internacional da Mulher junto a agricultoras familiares

terça-feira, 8 de março de 2016 - 13:09 - Fotos:  Secom-PB

O Dia Internacional da Mulher está sendo comemorado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com as suas servidoras e junto a agricultoras familiares espalhadas pelas 15 coordenadorias regionais, que atingem os 223 municípios.

O papel das mulheres extensionistas com suas atividades técnicas e administrativas tem sido importante para a construção de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das comunidades rurais.

O polo administrativo da Emater-GU em Itaporanga, integrado pelos escritórios de 20 municípios, decidiu, durante reunião nesta semana, que a área social fará um trabalho intensivo junto aos jovens e mulheres rurais no que se refere à organização social, com a implementação de bibliotecas rurais e quintais produtivos.

A exemplo de outras regiões, em Itaporanga a meta é estabelecer a organização da produção das mulheres agriculturas fornecedoras do Pnae, dos quintais produtivos, envolvendo mulheres de sete municípios. Foi o que ficou definido na reunião do Comitê Setorial de Mulheres do Vale do Piancó, em Aguiar.

A Emater-GU de Cubati, regional de Picuí, promoveu palestra com o título “Mulher Rural no contexto social”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na comunidade Praia Nova. Em Campina Grande também ocorreu uma extensa programação dedicada às mulheres, com palestras, práticas esportivas e distribuição de brindes.

Em Cajazeiras, entre outros eventos, na Unidade Operativa de São José da Lagoa Tapada, o extensionista José Roberto proferiu palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o tema “Importância da Mulher na Agricultura Familiar”, na Capela de São Francisco.

Já em Sousa, aconteceu no município de Nazarezinho, no Centro Social, uma reunião com a participação de vários agricultores familiares, diretores de escolas municipais e estaduais, com a presença também de presidentes de associações e Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Por orientação do presidente da GU, Nivaldo Magalhães, durante todo o mês de março deverá ocorrer eventos dedicados às mulheres em todas as regiões administrativas do Estado, como palestras sobre os mais variados temas, importância da mulher na agricultura familiar, políticas públicas, violência doméstica, doenças sexualmente transmissíveis, além de capacitações e discussões sobre inclusão social.

Clique aqui e confira a homenagem do presidente da GU, Nivaldo Magalhães.