João Pessoa
Feed de Notícias

Gestão Unificada assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

quarta-feira, 18 de março de 2015 - 18:48 - Fotos: 

A Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, formalizou, na tarde desta quarta-feira (18), adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e ao Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante a Feira Carrossel de Boas Práticas, na Estação Ciência, em evento promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraíba e a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).

A adesão foi assinada pelo presidente Nivaldo Magahlhaes, para quem integrar às metas do milênio significa contribuir para a redução das desigualdades sociais, das pessoas e, de modo especial os agricultores familiares, público alvo da Gestão Unificada. A adesão vai permitir uma ampla divulgação dos oito objetivos do milênio dentro das ações da Emater, Emepa e Interpa.

Durante o evento, o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek fez uma explanação sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujas metas devem ser atingidas até dezembro deste ano, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Gestão Unificada a partir de agora está integrada a essa ação, já que suas atividades buscam a melhoria da qualidade de vida socioeconômica da sociedade paraibana.

Em consonância com as propostas trabalhadas pela Organização das Nações Unidas (ONU0, a Emater-PB, há cerca de 60 anos, trabalha atividades voltadas para a melhoria da vida do homem do campo, como, a execução de políticas públicas para a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade de gênero e autonomia das mulheres, a redução da mortalidade infantil, sustentabilidade ambiental manejo sustentável da água, a produção agrícola sustentável, orientação para preservação ambiental e combate a desertificação, dentre outras ações.

Seminário – Para a realização do 1º Seminário Estadual de Autores e Atores dos ODM/ODS foram feitas várias reuniões em diversas instituições como Sistema Correio de Comunicação, Ministério Público, Famup, Emater, Consea-PB, Fiep, Conab e Delegacia do MDA. O processo de articulação aconteceu a partir da abordagem territorial e atingiu os 15 colegiados e Fóruns Territoriais da Paraíba.

Em todos os encontros foram expostas as experiências desenvolvidas e apresentadas os novos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que deverão ser implementados a partir do próximo ano. Até agora, dos 223 municípios paraibanos, apenas 63 assinaram o termo de adesão ao programa. Com a realização desse evento, espera-se atingir um maior número de municípios aderidos e, consequentemente, todos eles formalizem a agenda de compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Participaram dos encontros Núbia Gonçalves, secretária adjunta do Nós Podemos Paraíba e diretora da Fundação Solidariedade; Márcia Dornelles, coordenadora geral da Rede Estadual de Colegiados Territoriais; Arimatéia França, secretário estadual de Mobilização; Patrícia Melo Martins, secretária de Projetos; Mônica Fernandes, da Famup; além das coordenadoras Zilda Figueiredo Abrantes, do Núcleo de Extensão Social, e Eliezia Paulino, do Núcleo de Metodologia e Comunicação da Emater-PB, e as extensionistas Mércia Lucas, Isaurina Ferreira e Jacileide Andrade.