Fale Conosco

18 de março de 2015

Gestão Unificada assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio



Emater emepa interpa gestao unificada adere aos objetivos de desenvolvimento do milenio 2 270x191 - Gestão Unificada assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do MilênioA Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, formalizou, na tarde desta quarta-feira (18), adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e ao Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante a Feira Carrossel de Boas Práticas, na Estação Ciência, em evento promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraíba e a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).

A adesão foi assinada pelo presidente Nivaldo Magahlhaes, para quem integrar às metas do milênio significa contribuir para a redução das desigualdades sociais, das pessoas e, de modo especial os agricultores familiares, público alvo da Gestão Unificada. A adesão vai permitir uma ampla divulgação dos oito objetivos do milênio dentro das ações da Emater, Emepa e Interpa.

Emater emepa interpa gestao unificada adere aos objetivos de desenvolvimento do milenio 1 270x191 - Gestão Unificada assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do MilênioDurante o evento, o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek fez uma explanação sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujas metas devem ser atingidas até dezembro deste ano, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Gestão Unificada a partir de agora está integrada a essa ação, já que suas atividades buscam a melhoria da qualidade de vida socioeconômica da sociedade paraibana.

Em consonância com as propostas trabalhadas pela Organização das Nações Unidas (ONU0, a Emater-PB, há cerca de 60 anos, trabalha atividades voltadas para a melhoria da vida do homem do campo, como, a execução de políticas públicas para a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade de gênero e autonomia das mulheres, a redução da mortalidade infantil, sustentabilidade ambiental manejo sustentável da água, a produção agrícola sustentável, orientação para preservação ambiental e combate a desertificação, dentre outras ações.

Emater emepa interpa gestao unificada adere aos objetivos de desenvolvimento do milenio 2 270x191 - Gestão Unificada assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do MilênioSeminário – Para a realização do 1º Seminário Estadual de Autores e Atores dos ODM/ODS foram feitas várias reuniões em diversas instituições como Sistema Correio de Comunicação, Ministério Público, Famup, Emater, Consea-PB, Fiep, Conab e Delegacia do MDA. O processo de articulação aconteceu a partir da abordagem territorial e atingiu os 15 colegiados e Fóruns Territoriais da Paraíba.

Em todos os encontros foram expostas as experiências desenvolvidas e apresentadas os novos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que deverão ser implementados a partir do próximo ano. Até agora, dos 223 municípios paraibanos, apenas 63 assinaram o termo de adesão ao programa. Com a realização desse evento, espera-se atingir um maior número de municípios aderidos e, consequentemente, todos eles formalizem a agenda de compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Participaram dos encontros Núbia Gonçalves, secretária adjunta do Nós Podemos Paraíba e diretora da Fundação Solidariedade; Márcia Dornelles, coordenadora geral da Rede Estadual de Colegiados Territoriais; Arimatéia França, secretário estadual de Mobilização; Patrícia Melo Martins, secretária de Projetos; Mônica Fernandes, da Famup; além das coordenadoras Zilda Figueiredo Abrantes, do Núcleo de Extensão Social, e Eliezia Paulino, do Núcleo de Metodologia e Comunicação da Emater-PB, e as extensionistas Mércia Lucas, Isaurina Ferreira e Jacileide Andrade.