Fale Conosco

11 de março de 2015

Gestão e custo hospitalar são temas de ciclo de palestras no Hospital Arlinda Marques



hosp arlinda marques reuniao da diretoria tecnica foto ricardo puppe 2 270x191 - Gestão e custo hospitalar são temas de ciclo de palestras no Hospital Arlinda MarquesGestão e custo hospitalar, engenharia clínica, bioética e ética profissional são os temas que estão sendo discutidos durante toda esta quarta-feira (11) com os residentes das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia, além de funcionários e diretores técnicos e administrativos do Complexo de Pediatria Arlinda Marques.

Durante a palestra, o diretor geral do Hospital Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, falou dos aspectos importantes para um bom gestor hospitalar. Para ele, a importância do conhecimento de gestão hospitalar se faz necessário para analisar a importância de boas práticas no processo de tomada de decisão das organizações hospitalares, ressaltando as vantagens de se gerir estrategicamente os custos dessa organização.

“Para que ocorra uma gestão eficiente, é necessário que o gestor conheça profundamente a organização em que atua, assim como o ambiente em que opera, avaliando possíveis impactos e buscando soluções eficazes, identificando ameaças e oportunidades, através de instrumentos gerenciais capazes de prover informações estratégicas que possam criar e desenvolver vantagem competitiva sustentável”, comentou ao destacar ainda que os hospitais devem se adequar às constantes transformações, revendo seus processos e modernizando seus modelos de gestão, para que consigam alcançar resultados que garantam sua continuidade no mercado.

hosp arlinda marques reuniao da diretoria tecnica foto ricardo puppe 1 270x191 - Gestão e custo hospitalar são temas de ciclo de palestras no Hospital Arlinda MarquesEle alerta que toda empresa, se quiser sobreviver ao mercado cada vez mais competitivo, deve adotar como pré-requisitos mecanismos que determinem os custos das atividades que desenvolve, a fim de crescer administrativamente. “Assim, gerir custos significa controlá-los e planejá-los, gerenciando-os a fim de reduzir aqueles desnecessários e alocando-os naquelas atividades de maior importância para alcançar sua missão. Para isso, é necessário, portanto, que os hospitais se adequem às constantes transformações, revendo seus processos e modernizando seus modelos de gestão, para que consigam alcançar resultados que garantam sua continuidade no mercado”, finalizou.

A palestra sobre Gestão de Custo Hospitalar foi ministrada por Diego Gonçalves e Vanessa Meira, membros do Núcleo Custo Hospitalar do Arlinda Marques. Eles explicaram que o objetivo é fortalecer as ações do SUS sob a ótica do financiamento e da gestão hospitalar e de recursos, para que o profissional residente possa receber uma formação mínima acerca do tema e do funcionamento do hospital. Durante a palestra, foram apresentados também conceitos jurídicos básicos para a melhor absorção do conteúdo abordado, em nome da boa prestação do serviço público, transmitindo princípios como da legalidade e da publicidade.

Ciclo de palestras – O diretor do geral do Hospital Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, explicou que, além de aprimorar ainda mais o aprendizado e o conhecimento, o ciclo de palestras serve também para aproximar os residentes do corpo clínico e administrativo do hospital. “Temos que aliar a prática diária dos profissionais à humanização dos serviços e esse é dos focos da nossa gestão”, destacou.