João Pessoa
Feed de Notícias

Gestão de qualidade: Detran lança programa em parceria com Sebrae

quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 17:55 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com o Sebrae-PB, lançou nesta quarta-feira (16), em João Pessoa, o programa ‘Gestão de Qualidade Total’, com o objetivo de adotar estratégias que possibilitem à qualificação de pessoal e organizacional daquele órgão.

De acordo com o superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis Silva, os benefícios gerados pelo programa têm como foco principal “a valorização dos servidores, passando pelo seu profissionalismo e a melhoria do ambiente do trabalho, com impacto na excelência do atendimento aos usuários do órgão e a prestação de serviços à sociedade”.

Conforme o superintendente, a idéia é estender o programa às Ciretrans e postos de atendimento em todo o Estado. “A partir da iniciativa, os participantes adquirem uma visão estratégica de suas funções e o gerenciamento das atividades”, completou.

Comitê – Ainda na solenidade de lançamento do programa ‘Gestão de Qualidade’, foram empossados os integrantes do Comitê da Qualidade formado por oito servidores do Detran. O Comitê vai ter a responsabilidade de acompanhar a implantação e execução do Programa, que será coordenado pelo coronel Maquir Alves.

Na ocasião, o coronel Maquir fez um breve relato da experiência que a direção do Hospital Edson Ramalho vivenciou com a implantação do programa ‘Gestão de Qualidade’. Segundo ele, os resultados foram positivos em especial, por ter melhorado a auto-estima dos funcionários do hospital e, em consequência, houve a melhoria dos serviços oferecidos.

Pioneirismo – Já o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PB), Pedro Aurélio Brito, elogiou a iniciativa da diretoria do Detran de implantar o programa. “Este programa será um divisor de águas na empresa”, disse, acrescentando que o Departamento foi o primeiro órgão público na Paraíba a realizar o contrato com o Sebrae para a instalação desse programa.

Pedro Aurélio chamou atenção ainda para importância da participação da diretoria e o envolvimento dos funcionários na aplicação da ferramenta. “Sentimos o compromisso do coronel Francisco e toda a diretoria do Detran, bem como o entusiasmo dos seus servidores para que a Paraíba possa dizer que vai ter um novo Detran”, comentou.

Participaram da solenidade, além do coronel Francisco de Assis, os diretores Administrativo Financeiro, Sudenil Silveira; de Engenharia, Cristóvão Amaro; de Engenharia, Tarcisio Lacerda, mais os gerentes da Unidade de Gestão do Sebrae, Gorete Cirino e Cláudio Pereira, do Programa Sebrae de Gestão de Qualidade Total.

A consultora do Sebrae, Márcia Melo, fez a apresentação da metodologia que será aplicada no programa ‘Gestão de Qualidade Total’.

Ana Lustosa, com fotos de Evandro Pereira, da Secom-PB