Fale Conosco

10 de abril de 2013

Gerente da 3ª Regional de Educação recebe prêmio por destaque em participação social



A Gerente da 3ª Regional de Educação, professora Terezinha Figueiredo da Silva, recebeu nessa terça (9), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o Prêmio “Ceci Melo de Participação Social”, que fez homenagem às gestoras e conselheiras das 14 regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba. O prêmio foi entregue pelo Governador Ricardo Coutinho na solenidade de lançamento do ciclo 2013 do Orçamento Democrático Estadual.

Na ocasião, foram homenageadas 32 mulheres que ao longo da história profissional e pessoal, se destacam pela atuação expressiva na temática da participação social. Da 3ª região geoadministrativa, que abriga Campina Grande e mais 40 municípios, as homenageadas foram a professora Terezinha Figueiredo, gerente da 3ª Regional de Educação e a líder comunitária Zelita Pereira da Silva, presidente da Associação do bairro Mutirão, em Campina Grande.

Para a gerente Terezinha Figueiredo, receber um prêmio como este aumenta a responsabilidade de trabalhar pela sociedade, principalmente de forma participativa e através do diálogo. “Com certeza eu fico muito feliz por ter meu trabalho e também da minha equipe reconhecidos, isso renova a fé na construção de dias melhores e de uma sociedade mais justa e democrática para todos”, destacou Terezinha.

Terezinha Figueiredo Silva é pedagoga, com pós-graduação em Gestão Educacional e Psicopedagogia. Atuou como professora formadora do Programa de Correção de Fluxo Escolar (Se Liga Paraíba e Acelera Brasil) e do Curso do Ensino Fundamental de 9 anos (Rede Estadual); Coordenadora pedagógica da Formação Continuada; atuou na elaboração dos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental da Paraíba; foi Gerente do Programa Circuito Campeão; Coordenadora do Prêmio de Gestão Escolar – CONSED; Diretora Interventora (Rede Municipal de Campina Grande), Diretora do Ensino Fundamental (Rede Municipal de Campina Grande) e em julho de 2012 foi nomeada Gerente da 3ª  Regional de Educação do Estado da Paraíba.

O Prêmio Ceci Melo de Participação Social tem foco nas experiências bem sucedidas de atuação de gestoras e conselheiras, na temática da participação social, com vistas a dar visibilidade ao protagonismo destas mulheres, bem como ampliar o conhecimento do próprio governo e da sociedade em geral sobre a importância do trabalho desenvolvido por elas, destacando-os e estimulando ações de outras mulheres nessa mesma direção.

Ceci Melo ou Cezariana Macena de Melo foi militante e ativista do Movimento de Mulheres da Paraíba, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux, e pedagoga na ONG Casa Pequeno Davi. Foi uma das responsáveis pela criação do Orçamento Democrático em João Pessoa. Ela faleceu em fevereiro deste ano.