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7 de dezembro de 2016

Gerência da Agevisa em Patos encerra campanha Novembro Azul com 52 exames de próstata



Por iniciativa da Gerência Regional da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) em Patos, 52 homens se submeteram, na segunda-feira (5), a exames de próstata realizados pelo médico urologista Elizeu José de Melo. A ação, conforme a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, fez parte da campanha Novembro Azul, de âmbito nacional, que tem por objetivo a mobilização das pessoas, especialmente dos homens, para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Os trabalhos, segundo Glaciane, foram coordenados pela gerente-técnica regional Elza Barbalho, que desde o ano de 2015 intensificou o processo de conscientização da população masculina do Alto Sertão paraibano sobre a gravidade do câncer de próstata e sobre a importância de se prevenir da doença que atinge um em cada seis homens e apresenta um alto índice de mortalidade, conforme dados da Sociedade Brasileira da Urologia (SBU).

Realizada por meio da parceria que envolveu o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Saúde (6ª Gerência Regional de Saúde) e da Agevisa/PB (Gerência Técnica Regional III), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a FIP – Faculdades Integradas de Patos, a campanha Novembro Azul ofereceu uma série de serviços à população, notadamente ao segmento masculino, incluindo verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de Sífilis, HIV e hepatite e vacina Tríplice Bacteriana (DTP) contra difteria, tétano e pertússis (coqueluche ou tosse convulsa); distribuição de material informativo e palestra proferida pelo médico urologista Eliseu José de Melo, que fez amplo relato sobre os cuidados que o homem precisa ter para viver de forma mais saudável.

Durante o evento, o médico Eliseu de Melo se comprometeu a examinar todos os homens que assistiram à palestra, ficando a gerente-técnica regional da Agevisa/PB, Elza Barbalho, encarregada da organização da lista e da estrutura logística para a realização dos exames. Inicialmente, seriam oferecidos 40 exames, mas o número foi ampliado para 52, em face do aumento da procura, fato que, segundo a gerente-técnica, demonstra o bom resultado que a campanha de conscientização vem obtendo junto aos homens sertanejos.

Elza Barbalho informou que esta foi a segunda vez que os exames de próstata foram disponibilizados por iniciativa da Agevisa/PB. Em 2015, segundo ela, foram realizados pouco mais de 40 exames; neste ano 52, e a tendência é que o número aumente cada vez mais em consequência da ampliação do nível de conscientização dos homens.

“Foi gratificante desenvolver novamente esta ação, contribuindo de forma efetiva para que o público masculino passe a se cuidar mais, fazendo exames preventivos e adotando hábitos mais saudáveis de vida”, comentou a gerente-técnica. E acrescentou: “A gente agradece a todas as entidades que contribuíram para o sucesso da campanha Novembro Azul; ao Governo do Estado, aos homens que atenderam ao chamado e ao médico Eliseu de Melo, um grande e solidário parceiro nessa importante jornada de saúde do homem”.