João Pessoa
Feed de Notícias

Galeria de Arte Archidy Picado abre exposição Gravuras das Américas

terça-feira, 2 de agosto de 2016 - 09:12 - Fotos: 

Obras cedidas do acervo do MAC – Campina Grande poderão ser vistas em João Pessoa a partir da próxima quinta-feira (4). A mostra ‘Gravuras das Américas’ será aberta na Galeria de Arte Archidy Picado, na Fundação Espaço Cultural, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A exposição contará com obras de diversos artistas da Américas, como Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli, Carlos Vergara, Daniel Manzur, Fernando Szyszlo, Flávio Shiró, Geoff Rees, Jorge Tacla, Kenneth Kemble, Miguel Angel Rojas, Miguel Castro Leñero, Miguel Von Dangel,  Robert Goodnough, Santiago Cardenas, Siron Franco e Victor Hugo Irazabal.

Conforme Edilson Parra, da coordenação de artes plásticas da Fundação Espaço Cultural, o acervo conta com gravuras de autores do Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Argentina, Uruguai e Chile, além de oito brasileiros, a exemplos de Reynaldo Fonseca (com a obra ‘Pastoral’), Carlos Vergara (‘Forno’) e Daniel Senise (‘Fogo-Fátuo’).

Eco Arte - No ano 1992, no Rio de Janeiro, enquanto o Brasil focava na realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Melo Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92, o Banco Bozano Simonsen iniciou a execução de um projeto para reunir os artistas locais e latino-americanos.

Foi assim que nasceu a ECO ARTE, reunindo 50 pintores do Brasil e 70 das Américas que apresentaram 120 trabalhos especialmente inspirados na ecologia e na preservação da natureza.

Conforme Ângelo Rafael Bezerra de Farias, diretor do MAC, o Banco Bozano Simonsen doou para várias instituições de porte e envergadura (como a UEPB) recortes desta coleção. Para a UEPB vieram 25 gravuras de importantes e representativos artistas do Brasil e das Américas.