Fale Conosco

20 de março de 2018

Galeria Archidy Picado recebe exposição “Corpografias Expostas”



evertondavid mapeamento 3 2017 44x25cm Fotografia registro da performance 270x152 - Galeria Archidy Picado recebe exposição “Corpografias Expostas”Dois artistas se unem para uma exposição tratando de um só tema – o corpo, que é objeto das suas pesquisas. Assim surgiu “Corpografias Expostas”, que a Galeria de Arte Archidy Picado abre, nesta quinta-feira (22), às 19h. A mostra é a primeira do Edital de Ocupação lançado para preencher a agenda da unidade cultural ao longo deste ano. Nela, estão reunidos trabalhos dos artistas visuais Everton David e Luana Rodrigues. O período de visitação é até 29 de abril.

O projeto reúne duas poéticas, com aproximações pautadas em experiências pessoais dos artistas Everton David e Luana Rodrigues. As questões levantadas envolvem a condição humana na contemporaneidade, sobretudo como a sociedade afeta a individualidade, o foco se concentra em reflexões existenciais, patológicas e psicológicas. Nesta coletiva o corpo encarna a representatividade, se veste de símbolo orgânico, não apenas como suporte, mas como condutor de discursos.

As metáforas levantadas pelas obras do artista Everton David, são constituídas de elementos como mapas, sentimentos, cartografias, corpo, emoções, relacionamentos, dentre outros. Nelas podemos observar e refletir sobre as implicações sociais nas relações afetivas e consequências causadas por problemas psicossomáticos, nos indivíduos.

Já no trabalho artístico de Luana Rodrigues parte da noção capitalista/mercadológico do “belo”, que atinge tantas pessoas. Os deslocamentos de parâmetros e objetivos implantados pelos circuitos da moda e da mídia, se apresentam com uma imperatividade que agride fortemente a individualidade das pessoas. Tomando como base a sua vivência pessoal, com relação ao transtorno alimentar (bulimia) e problemas com sua autoimagem, a artista subverte a lógica e utiliza suas experiências como subsídios para pesquisa e produção de obras. Propõe um outro tipo de acometimento.

“O corpo está no cerne das questões contemporâneas, é uma espécie de antena para as frequências emitidas pela coletividade, a depender das idiossincrasias as afecções podem ser de sublimes a trágicas. A proposta apresentada aqui abre um leque de reflexões que apontam para quais sintomas? Quais os resquícios de uma vida moderna? O que condiciona os sujeitos a determinados comportamentos?

Desta forma, “Corpografias expostas” é uma coletiva que aponta para indivíduo e suas grafias corpo que se expõe”. Texto de Everton David & Luana Rodrigues.

 

Serviço:

Exposição “Corpografias expostas”

Artistas: Everton David | Luana Rodrigues

Data de abertura: 22.03.2018, às 19h

Visitação até: 29.04.2018

Local: Galeria de Arte Archidy Picado