Fale Conosco

15 de setembro de 2015

Galeria Archidy Picado recebe exposição “Arparadores”



Composta por uma grande instalação, desenhos, croquis e projetos, a exposição “Arparadores vai ser aberta nesta quinta-feira (17), às 19h, na Galeria Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. De autoria do artista plástico gaúcho Giovanni Ferreira, a mostra é uma das contempladas pelo Edital de Ocupação da Galeria e pode ser vista até 15 de outubro, de segunda a domingo, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Em “Arparadores”, arquivos e objeto artístico juntamente propõem uma relação entre a ideia contida no plano e a sua estruturação no espaço. O interesse do projeto idealizado especificamente para a Galeria Archidy Picado está presente na reconfiguração espacial. Faixas paralelas, delicadas em matéria e firmes em sua interferência articuladora contornam o vazio e se fundem no próprio ambiente, delimitando uma área e ampliando a percepção do seu entorno.

Sobre o artista – Giovanni Ferreira (Porto Alegre, RS) é bacharel em Desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS (2010) e mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes pelo PPGCA da UFF (2014-2016). Desde 2006, explora diversas linguagens e métodos de apresentação, com ênfase na criação tridimensional. Em 2009, participou de 10 exposições coletivas e dois programas de interferência urbana, destacando o Prêmio Energias na Arte, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Em 2010, realizou sua primeira exposição individual em Porto Alegre, além de expor em mais cinco mostras coletivas pelo Brasil. Já recebeu vários prêmios por seu trabalho. Suas obras encontram-se em acervos de instituições de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Possui trabalhos publicados em diversos catálogos. Em 2013, participou de uma mostra no Uruguai, mais cinco coletivas e realizou uma exposição individual no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Em 2014, expos outro projeto na Galeria Quirino Campofiorito, em Niterói (RJ), além de algumas exposições coletivas.

Serviço: Exposição “Arparadores”, de Giovanni Ferreira

Abertura: 17/09 (quinta-feira)

Hora: 19h

Período: 18/09 a 15/10

Visitação: segunda a domingo, das 8h às 18h

Local: Galeria Archidy Picado, Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa, PB

Entrada: gratuita