João Pessoa
Feed de Notícias

Galeria Archidy Picado expõe obras do seu acervo e implanta reserva técnica

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 - 10:52 - Fotos: 
A Galeria de Arte Archidy Picado da Funesc abre, nesta quinta-feira (3) uma exposição para mostrar ao público seu acervo de artes visuais. A mostra é composta por 15 obras que foram restauradas recentemente  e pode ser visitada até o dia 28 de fevereiro. A abertura será às 20h e marca a implantação da Reserva Técnica da galeria, que hoje tem um acervo de mais de 100 obras.  

Entre as peças restauradas estão obras dos artistas Josildo Dias, Sebastião Pedrosa, Raul Córdula, José Rufino, Chico Dantas, Alice Vinagre, Alberto Lacet, Roberto Lúcio, Marlene Almeida, Akbar Behkalam.

Com a implantação da Reserva Técnica, a Archidy Picado adquire equipamento adequado para acondicionamento do acervo de artes visuais da Funesc e evitar que ocorram perdas ou deterioração das obras. O novo equipamento foi adquirido através de projeto de R$ 39 mil patrocinado pelo programa BNB de Cultura.

A mostra da Reserva Técnica é organizada pela coordenação de Artes Visuais da Funesc, que através do Laboratório de Restauração, conseguiu resgatar 15 obras do acervo que precisavam ser restauradas.

Reserva Técnica – A Galeria Archidy Picado, unidade cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, possui um acervo substancial de artes plásticas, que conta com obras de importantes artistas locais, nacionais e estrangeiros, predominando a pintura, o desenho e a gravura. Este acervo vem sendo adquirido ao longo dos anos, e se encontrava guardado sem o correto acondicionamento, numa sala inapropriada para uma reserva técnica. Essa forma de armazenamento causou danos às obras que ali ficavam guardadas, chegando a originar prejuízos graves e, praticamente, irremediáveis.

Agora, esta triste realidade se torna passado e dá lugar a uma sala idônea para a guarda daquele valioso acervo. Com o apoio do BNB Cultural, BNDES e Governo Federal, a Funesc está implantando a Reserva Técnica da Galeria Archidy Picado, que garantirá o mínimo de condições e segurança para o correto acondicionamento das obras de arte já existentes em seu acervo. O mesmo tratamento será dado às obras que estão sendo adquiridas periodicamente através do Edital de Ocupação da Galeria, criado em 2009, e relançado em 2010, para o período de 2011. Esse instrumento garante a soma de uma nova obra a cada exposição realizada, enriquecendo o conjunto dos bens culturais da Funesc.

Restauração – Além da implantação da Reserva Técnica, esse projeto viabilizou a restauração de 15 pinturas do acervo da Galeria Archidy Picado, que se encontravam em péssimo estado de preservação. A exposição traz ao público uma parcela dessa riqueza cultural.

As obras restauradas passaram por trabalhos como reentelamento, troca de chassis e reintegração cromática. Entre elas estão peças de artistas como José Rufino, Raul Córdula, Alice Vinagre, Marlene Almeida, Padrosa, Akbar Behkalam, Dieter Ruckhabelle, Maria Bonome.

A coordenação de artes visuais da Funesc lembra que a Reserva Técnica é fator determinante para a implementação de uma política de preservação das obras já incorporadas ao patrimônio cultural da Paraíba. Também dá respaldo para fomentar a aquisição de novas obras de arte que virão a enriquecer ainda mais a cultura do povo brasileiro.

Serviço:
Mostra: Reserva Técnica Acervo Artes Visuais
Local: Galeria Archidy Picado da Funesc
Abertura: 3 de fevereiro, às 20h
Período: 3 a 28 de fevereiro
Horário de visitação: 8h às 12h e das 14h às 18h; aos sábados e domingos, das 14h às 19h
Preço: Gratuito
Informações: 3211-6272