João Pessoa
Feed de Notícias

Galeria Archidy Picado da Funesc recebe a exposição fotográfica ‘Poética do Negativo’

sexta-feira, 16 de outubro de 2015 - 10:22 - Fotos: 

A Galeria de Arte Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, no dia 23 deste mês, às 19h, a exposição “Poética do Negativo”, do fotógrafo Paulo Rossi. A mostra nasce de um processo de revisitação do artista ao seu acervo pessoal. Trabalhando hoje em dia basicamente no sistema digital, ele revê o material produzido em película e lhe dá um novo destino. A visitação pode ser feita até 22 de novembro, sempre de segunda a domingo, das 8h às 18h e a entrada é gratuita.

O ensaio surge ressignificado, de acordo com o artista. Em seu início tratava-se de um registro das salas de cinemas paulistanas, seu público, sua realidade. Hoje ele ressurge como uma homenagem à fotografia analógica. As pranchas de contato, as anotações dos ajustes manuais, ganham um espaço antes inimaginável. Aqui registro e homenagem se misturam e provocam a reflexão sobre “velhas” práticas e sua inextricável relação com a atualidade.

Pela descrição de Paulo Rossi, “Poética do negativo” é a reapropriação de um modo de produção fotográfica do passado recente num período no qual os modos de produção e recepção da arte se modificaram. Este projeto ressurge nesta exposição imbuído de uma consciência do tempo presente e em compasso com a diversidade da fotografia contemporânea.

Sobre o artista – Paulo Rossi é paulistano radicado em João Pessoa há mais de seis anos. É fotógrafo e professor de fotografia. Lecionou no curso de Bacharelado em Fotografia do Senac-SP e no curso Fotógrafo do Pronatec do IFPB. Foi coordenador dos cursos de fotografia da Casa das Artes Visuais (João Pessoa). Atualmente é professor no Iesp e no curso de Pós-graduação em Fotografia da FAAP, em São Paulo.

Foi curador associado do ciclo de debates presenciais e on-line Corpo Imagem dos Terreiros: experiência ritual, produção de presença do programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura (2010). Também foi curador da exposição Variações do feminino: bastidores do universo trans, em 2010 e 2013, e do projeto Novíssimos: talentos da fotografia autoral na Paraíba, 2013. Como fotógrafo autoral, realizou a exposição individual Em trânsito (João Pessoa, 2014-2015), e participou de várias exposições coletivas, dentre as quais Corpo Imagem dos Terreiros (Brasília, 2014), a mostra Setembro Fotográfico: Fotografia Paraibana, 2011, deVERcidade 2010 (iFOTO), Fortaleza, e 10ª Muestra de Documentales y Fotografía de América-Latina – 2010, Espanha. Em dezembro de 2011, foi selecionado para o Visionado Photoespaña em Santo Domingo, República Dominicana.

 

Serviço: Exposição “Poética do Negativo”, de Paulo Rossi

Abertura: 23/10 (sexta-feira)

Hora: 19h

Período: 24/10 a 22/11

Visitação: segunda a domingo, das 8h às 18h

Local: Galeria Archidy Picado, Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa

Entrada: gratuita