João Pessoa
Feed de Notícias

Galeria Archidy Picado abre nesta quinta exposição com sua reserva técnica

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 - 12:13 - Fotos: 
A Galeria de Arte Archidy Picado da Funesc abre, às 20h desta quinta-feira (10), a exposição da reserva técnica que compõe seu acervo de artes visuais. A mostra revelará ao público 15 obras que foram restauradas recentemente, e poderá ser visitada até o dia 28 de fevereiro, marcando a implantação da reserva técnica da galeria, que hoje tem um acervo de mais de 100 peças.  

Entre os trabalhos restaurados estão obras dos artistas Josildo Dias, Sebastião Pedrosa, Raul Córdula, José Rufino, Chico Dantas, Alice Vinagre, Alberto Lacet, Roberto Lúcio, Marlene Almeida e Akbar Behkalam.

Para a implantação da reserva, a Galeria Archidy Picado adquiriu equipamento adequado para acondicionamento do acervo de artes visuais da Funesc, evitando que ocorram perdas ou deterioração das obras. A aquisição do material e resgate dos quadros foram ações realizadas através de projeto de patrocinado pelo programa BNB de Cultura, BNDES e Governo Federal.

Sobre a reserva técnica

A Galeria Archidy Picado, unidade cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, possui um acervo com obras de importantes artistas locais, nacionais e estrangeiros, predominando a pintura, o desenho e a gravura.

Este acervo vem sendo adquirido ao longo dos anos, e se encontrava guardado sem o correto acondicionamento, numa sala inadequada, o que causou danos às obras, alguns irremediáveis.

A partir do Edital de Ocupação da Galeria, criado em 2009, e relançado em 2010, para o período de 2011, cada artista que expõe deixa uma obra que passa a fazer parte do patrimônio da Funesc.

Restauração

As obras restauradas passaram por processos como limpeza, refixação, reentelamento, troca de chassis, faceamento de policromia, reintegração cromática e aplicação de camada de proteção. Houve casos em que foram necessários cuidados específicos como obturação de rasgo e nivelamento. É que as obras se encontravam bastante danificadas. As molduras atacadas por cupins foram substituídas.

Todas as etapas foram realizadas no Laboratório de Restauração, instalado na Fundação Casa de José Américo. A equipe de restauradores é formada por Álvaro Neves de Araújo Freire, Fernando Antônio Nascimento Dinis e Maria Dulce Henrique Silva.

Serviço:

Mostra: Reserva Técnica Acervo Artes Visuais
Local: Galeria Archidy Picado da Funesc
Abertura: 10 de fevereiro, às 20h
Período: 10 a 28 de fevereiro
Horário de visitação: 8h às 12h e das 14h às 18h; aos sábados e domingos, das 14h às 19h
Preço: Gratuito
Informações: 3211-6272