João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc vai suspender atividades da escola de dança para reformar salas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 11:11 - Fotos: 

As atividades da Escola de Dança da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) serão suspensas provisoriamente para reforma das suas instalações físicas. A presidente da fundação, Lu Maia, explica que existe um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público para o espaço da escola seja readequado para a continuidade das aulas.

A escola não foi interditada, mas haveria essa possibilidade, caso a Funesc não tomasse as providências para cumprir as recomendações do MP, explica a Assessoria Jurídica da fundação.

O problema surgiu no ano passado, quando o Ministério Público recebeu denúncia de usuários informando que o ambiente não estava adequado às atividades. Uma fiscalização constatou vários problemas de infraestrutura no local e foi firmado o acordo que apontava vários aspectos que deveriam ser melhorados.

Foram identificados problemas no mobiliário, fiação, parte do piso danificado, formação de ferrugem, goteiras, infiltrações no forro do teto, incidência de cupins e traças, e banheiros em más condições.

A partir do TAC, a antiga equipe da Fundação elaborou um plano para adequar o espaço às aulas. No entanto, o projeto não foi cumprido em sua totalidade. De acordo com a diretoria financeira, a reforma na escola requer um novo plano de ação, por isso, o levantamento orçamentário será realizado com prazo de até 30 dias para conclusão.

Para realizar as melhorias no local, será necessário suspender as atividades de dança por, pelo menos, três meses. A Fundação Espaço Cultural da Paraíba está estudando a relocação das aulas.

Outras reformas

O Teatro Paulo Pontes está com as atividades suspensas até a quinta-feira (10), para uma pequena reforma em sua estrutura. Algumas cadeiras serão removidas para abertura do corredor central.

A mudança reduz a capacidade de 800 para 750 pessoas, mas readequa o espaço, garantindo melhor acessibilidade e maior segurança. A nova estrutura também facilitará o acesso às saídas de emergência.

Outra melhoria em andamento é a reestruturação da recepção. O orçamento está aprovado e o projeto foi submetido pela Secretaria de Turismo ao Ministério de Turismo.