Fale Conosco

26 de outubro de 2015

Funesc recebe oficinas gratuitas do programa Cena em Construção da Funarte



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe oficinas gratuitas do programa de capacitação técnica em artes cênicas Cena em Construção, desenvolvido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte). Há três opções de oficinas: Maquiagem, com Luiz Santana (BA), de 3 a 7 de novembro; Composição de Trilha Sonora, com Jarbas Bittencourt (BA), de 3 a 7 de novembro; e Criação de Figurino 1, com Ruth Aragão (CE), de 9 a 13 de novembro.

As inscrições podem ser feitas até 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30, na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), rampa 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O programa vai também a Campina Grande, com a oficina Criação de Vídeo – video mapping, com Dimitri Lomonaco (CE), de 3 a 7 de novembro, no Cine-Teatro São José. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro, no Cine São José.

O novo programa na área de formação da Funarte leva oficinas a dez estados das cinco regiões brasileiras, com inscrições gratuitas. A iniciativa vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias.

Sobre o programa – O Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas.

Ao todo, são 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas dez cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena, fortalecê-lo e valorizá-lo, e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Através do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

 

Programa de Capacitação Técnica em Artes Cênicas – Cena em Construção

Circuito João Pessoa

1º período: 3 a 7 de novembro

Maquiagem, com Luiz Santana (BA)

Composição de Trilha Sonora, com Jarbas Bittencourt (BA)

2º período: 9 a 13 de novembro

Criação de Figurino 1, com Ruth Aragão (CE)

Público-alvo: profissionais ligados às artes cênicas

 

Período de inscrições: até 28 de outubro, das 13h às 16h30

Local de inscrição: Espaço Cultural José Lins do Rego – Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC)

Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa (PB)

Informações: 3211-6225

 

Circuito Campina Grande (PB)

Oficina de Criação de Vídeo – video mapping, com Dimitri Lomonaco (CE)

Público-alvo: profissionais ligados às artes cênicas

 

Período de inscrições: até 30 de outubro

Local de inscrições e realização das oficinas: Cine-Teatro São José – Rua Lino Gomes da Silva, s/n, São José, Campina Grande (PB)

Informações: (83) 98760-3283 / (83) 3342-9993

 

Realização: Funarte

Apoio: Governo do Estado / Funesc