Fale Conosco

14 de fevereiro de 2013

Funesc recebe doação de cinco mil livros da Biblioteca Nacional



biblioteca publica da funesc foto roberto guedes 16A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebeu uma doação de cinco mil livros do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O material, que veio do acervo da Biblioteca Nacional, é resultado de trabalhos contemplados pelo Pronac – Lei de Incentivo à Cultura e a distribuição está sendo feita em todos os Estados. Do total encaminhado à Paraíba, 2,5 mil títulos ficarão com a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, em João Pessoa, e a outra parte será encaminhada à Biblioteca Pública Municipal de Campina Grande.

De acordo com a diretora da Biblioteca do Espaço Cultural, Cybelle Macedo, o material recebido inclui livros de artes, cultura, música, literatura infantil e fotografia, entre outros. “Essa aquisição beneficia nossos usuários à medida que agrega conhecimento e riqueza ao acervo das duas bibliotecas”, ressaltou.

As bibliotecas públicas municipais ou estaduais interessadas em receber doações da Funesc devem entrar em contato com a unidade de João Pessoa, instalada no Espaço Cultural, pelo telefone 3211-6264 ou pelo e-mail bibliotecafunesc@gmail.com.

Horário noturno – Cybelle Macedo explicou que a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista vem funcionando com horário ampliado desde o mês de janeiro. Com uma média de visitação diária que varia de 300 a 400 pessoas, a unidade atende ao público das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, permanece aberta das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Ainda em fase experimental até 5 de março, o novo horário tem o objetivo de dar mais opção aos usuários, que vão desde estudantes do ensino médio a pesquisadores universitários e concurseiros.

Estrutura – A biblioteca possui um amplo espaço de dois mil metros quadrados, dotado de 36 cabines individuais e 12 para pequenos grupos. Oferece gratuitamente acesso à internet wi-fi e empréstimo de livros aos usuários cadastrados. Atualmente é a maior biblioteca pública da Paraíba, com um acervo de quase 100 mil obras, entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, almanaques, atlas, obras em braile, CDs, DVDs, jornais e obras de cordel. Atende mensalmente uma média de quatro mil usuários, fazendo do local um dos equipamentos culturais mais frequentados da Funesc.