Fale Conosco

15 de julho de 2016

Funesc realiza projeto Tertúlia HQ com o cartunista Cristovam Tadeu



tertulia 04.2016 06 portal 270x202 - Funesc realiza projeto Tertúlia HQ com o cartunista Cristovam TadeuVeterano na arte do humor e um dos mais atuantes quadrinistas paraibanos, o humorista Cristovam Tadeu é o convidado da 2ª edição da Tertúlia HQ. O evento, que acontece neste sábado (16), às 16h, é uma realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da sua coordenação de Quadrinhos. O objetivo da atividade é apresentar obras da história dos quadrinhos paraibanos com a presença dos autores, além de permitir um momento intimista de troca entre os interessados e movimentar a Gibiteca Henfil aos finais de semana. O acesso é gratuito.

Durante o evento, o convidado participará de um bate-papo sobre sua obra. Na ocasião, também será possível adquirir algumas publicações com suas tirinhas, editadas pela Marca de Fantasia. O encontro é, também, uma oportunidade de apresentar a Gibiteca para novos públicos.

Cristovam Tadeu 1 portal 270x202 - Funesc realiza projeto Tertúlia HQ com o cartunista Cristovam TadeuArtista da terra, Cristovam Tadeu começou como ator de teatro em 1980 e já em 1982, aos 20 anos, fazia seu primeiro show de humor chamado “Prá Morrer de Rir”. Em 1986 iniciou o projeto de humor em bar, se apresentando e lançando novos talentos no famoso Bar Travessia. Fora dos palcos, ele produz charges, ilustrações e projetos gráficos.

Com personagens memoráveis, que integram o inconsciente coletivo do paraibano, Cristovam publica há décadas suas criaturas em jornais diários, onde também faz charges e ilustrações. Formam seu universo humorístico as personagens Lampirão, com clara influência de Henfil, Ostradamos, Herr Fróide, além de Bartolo, sua mais conhecida criação. Bartolo é um bebum clássico, daqueles que vivem mais no bar que em casa, dando opinião sobre tudo e todos, onde Cristovam pode demonstrar seu humor hilariante.

Atuou em dezenas de peças de teatro, escreveu e dirigiu dois espetáculos de grande sucesso (Vovô Viu a Uva e Vovó Viu a Ave), fez cinema (“24 horas”, de Marcus Villar e “Por 30 Dinheiros” de Vânia Perazzo e Ivan Herbalov) e na TV, além de ter feito centenas de comerciais, escreveu, dirigiu e produziu o primeiro programa de humor da Paraíba chamado ”Sábado de Graça”.

Bartolo 1 portal 270x202 - Funesc realiza projeto Tertúlia HQ com o cartunista Cristovam TadeuEm 1989, em São Paulo, fez parte do elenco do programa “Só Riso”, na Rede Band ao lado de Costinha, Zé Vasconcelos, Lilico, Zé Bonitinho e participou durante anos do programa “Show do Tom”, na Rede Record, como Gaetano Velhoso. Seu mais recente trabalho nos palcos paraibanos foi o “Movimento Humorial”, uma homenagem a Ariano Suassuna.

Sobre Tertúlia HQ – A primeira edição aconteceu em abril deste ano, sendo promovida pelo Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da UFPB e a Gibiteca Henfil da Funesc. Na ocasião, o homenageado foi o cartunista Henrique Magalhães, ao lado de sua companheira, Maria – personagem de quadrinhos criada por ele que em 2015 completou 40 anos. Além do bate-papo sobre as relações afetivas com a personagem na voz das professoras da UFPB Nadja Carvalho (Mídias Digitais), Regina Behar (História) e Margarete Almeida (Jornalismo), foi realizada uma exposição comemorativa aos 40 anos da personagem.

Serviço:

2ª Tertúlia HQ, com Cristovam Tadeu

Data: 16/07 (Sábado)

Hora: 16h

Local: Gibiteca Henfil e submezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: Gratuita