João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc prorroga prazo de inscrição para ocupação da Galeria Archidy Picado

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 18:41 - Fotos: 
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) prorrogou até o dia 28 de fevereiro o prazo para inscrição de trabalhos no processo de seleção do Edital de Ocupação da Galeria Archidy Picado para 2011. De acordo com o regulamento, serão selecionados seis trabalhos, que podem ser exposições coletivas ou individuais.

As propostas selecionadas receberão um pró-labore bruto de R$ 1.250. Lançado em novembro do ano passado, o Edital de Ocupação referente a 2011 vem despertando interesse de artistas paraibanos e de outros Estados, que têm enviado seus portfólios para serem avaliados. A edição anterior contou com uma média de 30 inscrições, das quais foram selecionadas sete mostras, com um total de 27 artistas contemplados durante o ano de 2010.

 
“Desde que adotou o Edital de Ocupação como forma de selecionar as exposições, a galeria passou a ser mais criteriosa nas escolhas e a seleção mais clara e democrática, pois levamos em consideração, principalmente, a qualidade e o ineditismo do trabalho”, explicou o Coordenador de Artes Visuais, Sidney Azevedo.

Segundo Sidney, de 2009 para cá a galeria passou a ser mais conhecida no país devido à qualidade dos trabalhos selecionados. A prova disso estaria comprovada no aumento das visitações. “Em um ano de trabalho, saímos de uma média de 500 visitas para mais de 5 mil. O público voltou a frequentar a Archidy Picado porque está gostando dessa nova proposta de trabalho”, enfatizou.

A cada mostra realizada, uma obra é doada à Funesc, contribuindo para a construção e ampliação do seu acervo, que hoje conta com mais de 100 trabalhos. “Antes de a Galeria adotar essa prática, o acervo era formado de maneira aleatória. Agora existe essa dinâmica", comentou Sidney Azevedo.

O coordenador faz um balanço positivo quanto à adoção do edital de ocupação enquanto método de seleção. Além de tornar mais criteriosa a escolha dos trabalhos, essa atuação faz com que a Archidy Picado seja utilizada durante todo o ano. “Antes, havia lacunas de vários meses com o espaço parado”, conta Sidney, lembrando que durante o ano de 2008, por exemplo, apenas três exposições foram realizadas.

Os interessados em apresentar projetos para exposições – individual e/ou coletivas – devem se inscrever de acordo com as regras do Edital, em ficha de inscrição específica fornecida pela Funesc, disponíveis no site www.funesc.com.br.

As inscrições são gratuitas e a seleção ocorrerá na primeira quinzena de março. O resultado será divulgado até o dia 04 de abril. Cada trabalho ficará exposto por 30 dias na Archidy Picado. Em contrapartida, o artista irá se comprometer a doar uma de suas obras para o acervo da Funesc, dentro da política de formação de acervo da fundação.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 83-3211-6272.