Fale Conosco

31 de janeiro de 2013

Funesc prorroga inscrições para editais de audiovisual e música



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) decidiu prorrogar as inscrições dos editais “Music From Parahyba” e “Curtas PB na Tela”, que terminariam nos dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, respectivamente. A decisão atende a uma reivindicação dos artistas que residem em cidades do interior do Estado, alegando necessitar de mais tempo para preparar e enviar o material e documentação exigidos para concorrência. Agora os interessados têm até o dia 15 de fevereiro para se inscrever. Já o edital de Ocupação da Galeria Archidy Picado segue com o prazo até 28 de fevereiro.

Para concorrer, é necessário consultar os editais publicados no site da Funesc (www.funesc.pb.gov.br/cultura) e ficar atento aos prazos de inscrições e material solicitado.

O lançamento de editais é uma forma de contemplar e incentivar o desenvolvimento de diferentes linguagens artísticas na Paraíba. Para cada um deles, podem se inscrever artistas e realizadores nascidos ou radicados no Estado.

Curtas PB na Tela – As inscrições tiveram início no dia 2 de janeiro e foram prorrogadas até 15 de fevereiro. O edital, que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual paraibana, vai selecionar 30 curtas que serão agrupados em blocos. Cada bloco será exibido durante um mês, sempre as sextas-feiras, às 19h30, na sala Espaço Cine Digital, com entrada gratuita. Os filmes classificados receberão premiação de R$ 600.

O concurso é exclusivo para realizadores nascidos ou radicados na Paraíba. Cada candidato pode inscrever até três filmes, mas poderão ser selecionados no máximo dois curtas por diretor.  Os filmes também serão copiados e distribuídos em alguns pontos de exibição não comercial do Estado. Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e o termo de autorização de exibição dos filmes, disponíveis no site: www.funesc.pb.gov.br/cultura.

Em seguida, as fichas deverão ser enviadas juntamente com quatro cópias dos curtas, para a unidade de cinema da Funesc, presencialmente ou via Correios pelo endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho. Cep: 58042-100. A/C da Unidade de Cinema e Video/Cine Banguê. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3211-6281/ 3211-6225.

Music From Parahyba – O edital vai selecionar 20 artistas⁄músicas que integrarão o CD⁄Coletânea “Music  from  Parahyba”, que será distribuído gratuitamente em feiras de música no Brasil e no exterior.  Podem se inscrever artistas paraibanos ou radicados na Paraíba há pelo menos dois anos, que possuam trabalho autoral, independente de gênero ou estilo musical. Os interessados deverão fazer a inscrição mediante envio de CD ou EP original e breve release do artista. O material deve ser encaminhado para a Diretoria de Arte e Cultura da Funesc (DDAC). Também pode ser entregue via Correios. As inscrições terminam no dia 15 de fevereiro de 2013.

Edital da Galeria Archidy Picado – Com o intuito de oferecer à sociedade exposições criteriosamente escolhidas, o edital vai selecionar quatro propostas de exposições de artes visuais, individuais ou coletivas, que entrarão em cartaz na Galeria Archidy Picado ao longo de 2013. As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro.

O candidato poderá inscrever até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva, podendo ser selecionado apenas em uma das propostas. Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. Os interessados deverão inscrever-se mediante inscrição em formulário on-line disponibilizado no site da Funesc. As propostas selecionadas receberão R$ 3.500.