Fale Conosco

11 de setembro de 2015

Funesc promove palestra e abre Salão Nacional do Humor na próxima terça-feira



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove, na terça-feira (15), em João Pessoa, palestra sobre o escritor José Lins do Rego. A pesquisadora Geane Luna, professora da UEPB, participa do debate sobre o romancista para uma turma de 180 alunos. Na mesma data, às 19h, vai ser aberto o 3º Salão Nacional do Humor que tem o nome do escritor paraibano com trabalhos de 14 artistas. As peças ficarão expostas de 15 de setembro a 15 de outubro, no mezanino com acesso pela rampa 1 do Espaço Cultural. As atividades lembram o 58º aniversário de morte do autor de “Menino de Engenho” e “Riacho Doce”, morto em setembro de 1957.

Além de homenagear o escritor paraibano, o Salão do Humor traz trabalhos inspirados na vida e obra de outros autores de reconhecido talento no meio nacional. A exposição contém peças nas categorias cartum, charge, tira, HQ (uma página) e caricatura, nas linguagens desenho, pintura e colagem. As obras foram selecionadas por meio de edital lançado em junho de 2014. Os artistas contemplados são Américo, Beto, Douglas Nogueira, Edilson Oliveira, Fernando Nascimento, Iéio, Izaac Brito, Luyse Costa, Marcela Luni, Moisés, Paulo Gracino, Val Fonseca, Wallace Ramon e William Medeiros.

Entre os selecionados, três obras foram premiadas. O primeiro colocado foi o trabalho “O Sorriso de Ubaldo”, de William Pinheiro; em segundo lugar, “Monteiro Lobato”, de Luyse Costa; em terceira posição, “Augusto & Eu”, de Val Fonseca. O artista Fernando Nascimento levou menção honrosa pela obra “Zé Limeira”.

A comissão julgadora foi formada por três técnicos da Funesc com conhecimentos específicos na área, designados pela presidência do órgão.

Serviço:

Palestra sobre José Lins do Rego, com a professora da UEPB Geane Luna

Data: 15/09 (terça-feira)

Hora: 14h30

Local: Auditório 1 do mezanino, acesso pela rampa 1

Entrada: Gratuita

 

3º Salão Nacional do Humor José Lins do Rego

Artistas: Américo; Beto; Douglas Nogueira; Edilson Oliveira; Fernando Nascimento; Iéio; Izaac Brito; Luyse Costa; Marcela Luni; Moisés; Paulo Gracino; Val Fonseca; Wallace Ramon; William Medeiros

Período: 15/09 a 15/10

Abertura: 15/09 (terça-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino, acesso pela rampa 1

Entrada: Gratuito