João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc promove curso de contadores de história

quinta-feira, 1 de outubro de 2009 - 07:58 - Fotos: 

O mundo encantado das fábulas, contos e lendas é rico em elementos que são fundamentais na formação da identidade social e cultural de toda criança. Ouvir uma história é entrar num lugar mágico, imaginar cenas, personagens, cores e sons. Mas para ouvir é preciso que alguém conte. A importância de se continuar formando contadores de histórias levou a coordenação de Literatura da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc) a promover o curso “Colecionadores de História – Tecendo Diálogos de Afetos e Encantamentos”. O curso é voltado para professores, estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, mediadores de leitura e o público em geral.

O curso será ministrado pela professora de Literatura Infanto-juvenil Nelma Menezes Soares Azevedo, da Faculdade Frassinetti de Recife (FAFIRE) e especialista na área. O objetivo é discutir problemas e alternativas para incluir a prática de contar histórias como atividade pedagógica das escolas. E é usando técnicas de colagens e pinturas que os participantes do curso vão aprender como se conta uma história e como é possível envolver as crianças no mundo imaginário dos livros dentro de cada estilo literário.

A coordenadora de Literatura da Funesc, Gabriela Marques, defende a necessidade de criar, logo cedo, o hábito da leitura e a importância da escola nesse processo. “Ler não pode ser uma obrigação. As crianças precisam sentir vontade de ler e, na sala de aula, é o professor que tem que saber atrair o interesse do aluno pelos livros. Esse interesse tem que começar desde cedo e é contando histórias que se começa a despertar a vontade de ler”, afirmou ela.

O curso será ministrado no próximo dia 24 de outubro, com vagas para 50 participantes. Será dado num único dia, durante 10 horas, iniciando às 8 horas da manhã. As inscrições podem ser feitas na Divisão de Cursos do Espaço Cultural, em João Pessoa, até o dia 15 de outubro e custam R$ 10. Informações pelo telefone 83-3211.6247, de segunda a quinta, a partir das 13 horas, ou na sexta-feira, a partir das 8 horas.

Assessoria de Imprensa da Funesc