Fale Conosco

13 de outubro de 2015

Funesc promove ciclo de palestras e oficinas de artes visuais



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da Coordenação de Artes Visuais, promove um ciclo de palestras com os temas Introdução à Curadoria: do Conceito ao Espaço Expositivo, Processos de Criação em Arte Contemporânea, e a Oficina de Portfolios para artistas Visuais. A ação vai ser conduzida pela curadora Ananda Carvalho (SP) e acontece de 22 a 24 de outubro. Na quinta-feira (22), a palestra Processos de criação em arte contemporânea será ministrada dentro do projeto “Quintas Dialógicas”. O encontro acontece das 19h às 21h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, auditório 1, mezanino, rampa 1, em João Pessoa.

Na sexta-feira (24), das 15h às 18h, o tema da palestra é Introdução à Curadoria: do Conceito ao Espaço Expositivo. Para as duas palestras, a entrada é gratuita, com acesso livre e o público alvo são artistas visuais, curadores, críticos de arte e pessoas interessadas na área.

Oficina - Na sexta-feira (23) e no sábado (24), Ananda Carvalho ministra a oficina Portfolios de Artista. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de 3 a 18 de outubro, exclusivamente pelo e-mail avfunesc@gmail.com. Os interessados devem anexar a ficha preenchida, currículo e cinco imagens de obras recentes. A oferta é de 20 vagas. O público alvo são artistas visuais da Paraíba ou residentes no Estado há mais de dois anos. No primeiro dia, a oficina acontece pela manhã e à tarde, das 9h às 12h e das 14h às 18h. No segundo dia o horário é das 10h às 13h.

Link de acesso à ficha de inscrição: http://goo.gl/80JFqU

Ananda Carvalho é crítica de arte, curadora, professora e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (com pesquisa sobre os procedimentos curatoriais em exposições de arte contemporânea). Acompanha artistas, escreve, pesquisa e produz curadorias em arte contemporânea desde 2009. É professora no curso de pós-graduação em História da Arte na Faculdade Paulista de Artes (2015). Foi professora no curso de Produção Multimídia no Instituto Europeo di Design (2012), nos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV na FMU/FIAM/FAAM (2010-2012). Desde 2013, ministra cursos e oficinas sobre curadoria, processos de criação, projetos e portfólios em diversas cidades brasileiras. Desde 2015, possui um grupo regular de acompanhamento crítico de artistas.

 

Serviço

Palestra Processos de Criação em Arte Contemporânea

(Quintas Dialógicas, de outubro)

Data: 22 de outubro de 2015

Hora: 19 às 21h

Participantes: Sem limites de vagas

Público alvo: Artistas Visuais, Curadores, Críticos de Arte e público em geral

Forma de participação: Acesso livre

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – Auditório 1 – Mezanino, Rampa 1

 

Oficina Portfolios de Artista

Período das inscrições: 3 a 18 de outubro de 2015

Agenda da Oficina: 23/10/2015 (9h às 12h – 14h às 18h) | 24/10/2015 (10h às 13h)

Participantes: 20 vagas

Público alvo: Artistas Visuais da Paraíba, ou residentes no estado há mais de dois anos

Forma de participação: inscrição e seleção, exclusivamente via email, mediante envio da ficha preenchida, currículo e 5 imagens de obras recentes.

Email para inscrição: avfunesc@gmail.com

Link de acesso à ficha de inscrição: http://goo.gl/80JFqU

Local do evento: Espaço Cultural José Lins do Rego – Auditório 1 – Mezanino, Rampa 1

 

Palestra Introdução à Curadoria: Do Conceito ao Espaço Expositivo

Data: 24 de outubro de 2015

Hora: 15 às 18h

Participantes: Sem limites de vagas

Público alvo: Artistas Visuais, Curadores, Críticos de Arte e público em geral

Forma de participação: Acesso livre

Local do evento: Espaço Cultural José Lins do Rego – Auditório 1 – Mezanino, Rampa 1