Fale Conosco

15 de junho de 2012

Funesc promove bate-papo com a cantora lírica Isabel Barbosa nesta segunda-feira



A cantora lírica Isabel Barbosa participa, nesta segunda-feira (18), de um bate-papo com jovens cantores e estudantes de música. Intitulada “Uma Conversa com Isabel Barbosa”, a palestra será às 15h, no palco do Cine Bangüê do Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Recentemente, Isabel Barbosa se apresentou em João Pessoa no concerto comemorativo do 30º aniversário da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, realizado no dia 17 de maio. Na próxima quinta-feira (21), ela volta a se apresentar na capital paraibana como solista junto à OSPB, sob a regência do maestro Alex Klein. O concerto será às 20h, no Cine Bangüê, com entrada gratuita.

A soprano Isabel Barbosa é natural da cidade paraibana de Esperança e hoje é radicada na Itália. Conhecida internacionalmente por sua voz, a cantora lírica se dedica à ópera. Em sua carreira musical, já foi violinista da OSPB, OSJPB e OSRN. Debutou sob a batuta do maestro Eleazar de Carvalho cantado Vespereas Solennes Confessore, de Mozart, com a OSPB. Obteve a Licenciatura em Música pela UFPB. Tem graduação e pós-graduação pelo Conservatório Luigi Cherubini. Em 2009, tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Academia Festival Pucciniano na Itália. Participou do Master Voice and Pedagogy nos EUA.

Já realizou recitais e concertos no Brasil e Itália, dos quais se destacam: Recital Não sou nada com o pianista R. Riccardi, no Teatro Comunale Citta della Pieve, Itália; Solista no Festival de Musica Sacra, com o organista D. Dori, Itália; Desempenho solista com Nuance del Bel Canto, ao lado do pianista G. Fabbrini, no Teatro Signorelli di Cortona. Cantou acompanhada da Orchestra Florence Symphonietta. Já interpretou os personagens de Suzana (Le nozze di Fígaro), Musetta (La Boheme), Wolgunde (Das Rheingold), Zerlina (Don Giovanni) entre outros.

Até o próximo ano, está previsto o lançamento do documentário “Isabel Barbosa – Voz de Esperança” no Brasil e Itália, respectivamente, pela Eliro Produções. A direção é do cineasta Elinaldo Rodrigues.

Serviço:

“Uma Conversa com Isabel Barbosa”

Data: Segunda-feira (18)

Hora: 15h

Local: Cine Bangüê

Entrada: gratuita

Público-alvo: jovens cantores e estudantes de música