Fale Conosco

15 de junho de 2011

Funesc promove “Uma Noite de Jazz e Blues” com OSPB



A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) realiza nesta quinta-feira (16) o primeiro concerto popular de 2011, às 21h, com entrada franca, no Cine Bangüê, em João Pessoa. Promovida pela Fundação Espaço Cultural, a apresentação será regida pelo maestro titular João Linhares, que preparou um repertório diferente, seguindo a temática “Uma Noite de Jazz e Blues”. O solista será o trompetista Fernando Nandel.

Abrindo o evento, “Assum Preto”, de Luis Gonzaga, com arranjos de João Linhares. Composições mais conhecidas pelo público em geral, como “So What”, de Miles Davis, “Night and Day”, de Cole Porter, “Take Five”, de Dave Brubeck, “Autum Leaves”, de Joseph Kosma e “Birdland”, de Joe Zawinul, também serão executadas pela Orquestra.

Solista – Fernando Nandel é natural de Campina Grande-PB. Iniciou seus estudos de música aos 14 anos na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Campina Grande, logo em seguida, ingressou na banda de música da Igreja. Participou de vários cursos a exemplo do Curso Internacional de Verão de Brasília em 1994 e 2010. Atualmente, além de reger a Filarmônica Epitácio Pessoa e a Campina Jazz Band, ministra cursos de iniciação de improvisação.

Maestro – Compositor, arranjador, regente e multi-instrumentista, João Linhares nasceu em Patos, na Paraíba. Começou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Em 1978, entrou no curso de extensão da UFPB e estudou violão com o professor Djalma Marques. Tem canções gravadas pelas cantoras Zizi Possi e Rita Ribeiro e como arranjador trabalhou para artistas de renome como Lenine, Rosa Passos, Johnny Alf, João Donato (CD lançado em Los Angeles), Flavio Venturini, Joyce, Kid Abelha e Ricardo Domingues (Argentina). Estudou regência com o maestro Eleazar de Carvalho. Regeu como convidado a orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo no Memorial da América Latina em concerto comemorativo aos 70 anos do maestro Cyro Pereira. Trabalha como arranjador e diretor musical desde 1985 e já fez parte de grupos de Jazz, Tango, Choro e Orquestras de Frevo. Foi regente assistente da Orquestra Tom Jobim em São Paulo durante cinco anos.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba – Uma Noite de Jazz e Blues

Regência: João Linhares

Data: quinta-feira (16) de junho

Hora: 21h

Local: Cine Bangüê

Entrada: gratuita